Pesquisar este blog

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Para enfrentar evangélicas, TV católica exibe esportes radicais


Menos missas e mais entretenimento. Criada há cinco anos para enfrentar o crescimento dos evangélicos, a TV Aparecida, da Igreja Católica, tem investido em uma programação laica como estratégia para se diferenciar de emissoras irmãs, como a Canção Nova, e atingir um público maior.

A grade do canal, no início totalmente religiosa, hoje exibe programas como o "Brasil Off-Road", para fãs de esportes radicais, e o "Sabor de Vida", com dicas de gastronomia e saúde.

A TV é administrada pelo Santuário Nacional de Aparecida (a 180 km de São Paulo).

A emissora passou ainda a exibir desenhos e filmes. O último pacote comprado inclui títulos como "O Pianista" e "Oliver Twist", do cineasta Roman Polanski, além do brasileiro "Amor & Cia", estrelado por Patrícia Pillar, Marco Nannini e Alexandre Borges.

"O que nos define é a programação religiosa. Mas nós não queremos ser uma TV piegas. Nós somos diferentes em relação às outras TVs católicas porque nós temos uma programação diferenciada. Nós ousamos falar a quem não quer nos ouvir", diz o reitor do Santuário Nacional, padre Darci Nicioli.

Segundo ele, a emissora quer falar "com todos os segmentos da igreja" e "dialogar com a sociedade". E, apesar de não veicular só conteúdo religioso, sua programação "é permeada de maneira muito sutil pelos valores do evangelho".

A Aparecida é transmitida para todo o Brasil por parabólica e em 174 cidades pela TV aberta e paga. Neste ano, inaugura a sua transmissão digital para toda a Grande São Paulo (investimento de cerca de R$ 6 milhões).

Folha

A TV Aparecida continua com os mesmos problemas, ainda assim: é financiada pelo fanatismo religioso dos seus fiéis, que visitam a Basílica e deixam milhões de reais, acreditando em falsas curas e dando ouvidos ao proselitismo religioso em torno de uma estátua que não tem nada de "miraculosa". O objetivo de qualquer forma é fazer pregação católica, disfarçando um pouco com programas "laicos". É o leão em pele de cordeiro. Fariam um favor se abolissem as missas de uma vez, isso sim.

Nenhum comentário: