Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Rochas de Marte podem ter indício de vida


Cientistas descobriram rochas que podem conter restos fossilizados de vida em Marte. Observações feitas nas rochas antigas Nili Fossae, na superfície do planeta, revelam que as características do lugar são quase idênticas as que existem em Pilbara, região noroeste da Austrália, onde foram preservados alguns dos primeiros indícios de vida terrestre.

Os pesquisadores do Instituto de Pesquisa de Inteligência Extraterrestre (Seti, na sigla em inglês) usaram a luz infravermelha da sonda MRO (Mars Reconnaissance Orbiter) da Nasa (agência espacial americana) para fazer a análise.
Eles estimam que a região pode ter abrigado vida há cerca de 4 bilhões de anos. A mesma técnica foi empregada na Austrália.

Ambos os locais têm concentração semelhante de minerais. O carbonato presente nos dois lugares geralmente é formado em terrenos onde são enterrados corpos de animais.

Outra suspeita é que sejam identificados vestígios de estromatólitos, substâncias rochosas formadas a partir da presença de micróbios antigos.



Fonte.

Nenhum comentário: