Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

"Vale Notícias"

Em meu Trabalho de Conclusão de Curso da faculdade de jornalismo, fiz um programa radiofônico jornalístico, juntamente com meu amigo Nícolas Macrina.
Escolhemos este veículo por vários motivos:

Não existem muitos programas do gênero jornalístico voltados para o Vale do Paraíba atualmente nas grandes rádios da região. Os poucos ainda existentes possuem uma fórmula muito “engessada”, sem muito espaço para um jornalismo mais informal e que aborde temas que possam gerar curiosidade. A maior parte dos programas deste gênero são os da rede, por exemplo, o da Rede Bandeirantes, gerado em São Paulo. São poucos os programas com enfoque na região. Assuntos de interesse dos jovens também não são muito lembrados pelo radiojornalismo.
Também é incomum ouvir atualmente um programa com espaço para a leitura de editoriais e que tenham mesas-redondas esportivas que não falem somente sobre futebol. Nas rádios da região dificilmente pode-se ouvir notícias sobre o basquete e o rúgbi, esporte que tem uma equipe campeã brasileira em São José dos Campos. Pretendeu-se criar um programa que tivesse um pouco de improviso e informalidade.
A intenção era fugir da fórmula convencional da maioria dos programas, onde existe pouco espaço para uma investigação mais detalhada e profunda das notícias e matérias sobre a cultura da região. O ouvinte pode e deve ser beneficiado com notícias diferentes. Acho lamentável que o rádio seja tão esquecido pelos estudantes de jornalismo. Na minha faculdade, só eu e meu amigo fizemos um TCC baseado no rádio. É lamentável que um veículo tão essencial para as pessoas seja tão deixado de lado. Por que o rádio é tão esquecido? Será que porque ele não tem o "glamour" da TV? Ou porque (teoricamente) é mais fácil fazer uma reportagem escrita, sem ter que passar pelas dificuldades da edição de um programa de rádio?
De qualquer forma, a produção deste programa me ensinou muito, reforçando o que eu já sabia: Lugar de jornalista é na rua, caçando matérias.
Ficar acomodado na internet, caçando o que "celebridades" dizem no Twitter, como muitos jornalistas fazem, é muito fácil. O negócio é sair às ruas e ver o que está acontecendo.
Mas chega de escrever, porque rádio é para ouvir.


Para baixar o programa na íntegra, clique aqui.

Alguns trechos do programa:








Um comentário:

Luís Daniel disse...

Ei, eu tennho quase certeza que conheço este TCC de algum lugar hehehe
Ta ficando interessante o blog, mas uma dica, não tranforme o blog num salada de frutas, escolha um assunto para abordar so, ajuda bastante!
Abraço