Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Programa 'Na Moral' invade privacidade de moradores do Copan, em SP

Pedro Bial: Indiferente ao uso indevido de imagem



Vale invadir a privacidade de pessoas para discutir o tema na televisão? Foi isso que o "Na Moral", da Globo, fez.

A atração de Pedro Bial exibirá um quadro com imagens das câmeras do elevador do Copan, colosso do centro de São Paulo, com 1.160 apartamentos, projetado por Oscar Niemeyer, nos anos 1950.

O programa teve acesso às gravações destinadas à segurança. Mas os moradores não sabiam que as imagens chegariam à TV. "Uma produtora deixou em casa um termo de autorização para eu assinar. Disse que gostaram de mim porque sempre apareço no elevador com bicicleta", disse a moradora Aline Cavalcante, 26, à Folha.

"Pensava que as câmeras no elevador serviam para a segurança, não como atração de TV", falou ela, que não liberou suas imagens.

Afonso Celso, síndico do Copan, autorizou gravações no interior do prédio e cedeu o material das câmeras ao "Na Moral" sem o conhecimento dos moradores. "Encaramos como um teste de segurança", justifica.






Segundo o especialista em direito imobiliário Marcelo Tapai, a conduta do síndico e do programa não foi correta. "As imagens devem ser usadas só para a segurança."

A Globo limitou-se a dizer que as gravações no edifício foram permitidas e que todas as imagens usadas foram autorizadas pelos envolvidos.

NA TV
Na Moral
Programa de variedades
QUANDO: nesta quinta (12), às 23h50, na Globo
CLASSIFICAÇÃO: 14 anos
Folha




Tomara que os moradores processem a Globo por uso indevido de imagem, pois a emissora  não respeita nada e acha que todos devem ser expostos sem autorização. Tudo para mendigar um pouco de audiência, no pior estilo Big Brother, programa ordinário que Bial comandava.


Nenhum comentário: