Pesquisar este blog

domingo, 15 de julho de 2012

Biriba, o mascote do Botafogo




“Biriba, é até hoje, o mais querido e conhecido mascote do futebol brasileiro. Sua estreia se deu em 15 de julho de 1948. Seu dono, Macaé, era ferrenho torcedor do Botafogo. Neste dia levou Biriba a General Severiano, após o décimo gol do time de espirantes do Glorioso na vitória de 10x2 sobre o Madureira, Biriba, eufórico com a goleada, invadiu o gramado e foi comemorar junto aos jogadores.


O presidente do Botafogo, o grande e supersticioso, Carlito Rocha, viu a cena e Biriba foi adotado como mascote do clube.


Entrava em campo com o time e "depois era recolhido ao banco dos reservas e apenas solto quando o jogo engrossava e os jogadores adversários precisavam ser importunados de forma não ortodoxa" (Botafogo, entre céu e o inferno, Sérgio Augusto, pág 149).


A final do Campeonato Carioca de 1948 seria disputada por Botafogo e Vasco, a melhor equipe do Brasil à época, chamado de Expresso da Vitória, o Botafogo vinha de vários vices-campeonatos seguidos, se não me engano, cinco, e como o jogo seria realizado em General Severiano, nosso estádio, uma verdadeira operação de guerra foi preparada pela diretoria Alvinegra para vencer o poderoso esquadrão vascaíno. Reclamam, até hoje, os bacalhaus, que o vestiário destinado a eles estava coberto de pó-de-mico e a água servida aos jogadores teria sido batizada com um estranho pó que provocou diarreia em vários atletas deles. Choro de vice, vencemos por 3x1. Foi o primeiro título do Botafogo após a unificação do Botafogo Futebol Clube com o Botafogo de Futebol e Regatas, formando o atual Botafogo de Futebol e Regatas.


Mas, não dizem os vascaínos, que dias antes do jogo ameaçaram mandar envenenar Biriba! A notícia chegou aos ouvidos de Carlito Rocha, que imediatamente alojou Biriba e seu dono, Macaé, na sede de General Severiano, e deu uma ordem expressa ao pobre Macaé: "Macaé, você experimenta a comida do Biriba e só o deixe comer quando tiver certeza que ela não está envenenada!"


Deu tudo certo, Biriba entrou com o time em campo, o Botafogo foi campeão e Biriba virou mais um dos grandes heróis de nossa vasta e gloriosa História!


Aos mais jovens: vem deste fato o apelido de cachorrada dado à torcida do Botafogo.”


Fonte: http://www.interrogaes.com

Nenhum comentário: