Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Ministério das Comunicações lança projeto-piloto de internet gratuita para celulares pré-pagos




Os usuários de celulares e tablets poderão acessar gratuitamente determinados sites na internet, mesmo que os dispositivos sejam pré-pagos e que não haja nenhum pacote de dados contratado. O Ministério das Comunicações lançou, nesta quinta-feira (12), um projeto-piloto da chamada "banda larga 0800". A banda larga 0800 representa a possibilidade de que provedores de conteúdo (sites da internet) paguem para que os usuários possam acessar sites de forma gratuita.

Considerando que 82% da base de celulares no Brasil é pré-paga, essa ferramenta é importante para facilitar o acesso dos usuários pré-pagos à banda larga móvel, avaliam os técnicos do ministério. O projeto vai funcionar do mesmo modo que a tarifação reversa na telefonia: quando um usuário liga para um número 0800, quem paga é o destinatário da chamada. Da mesma forma, as páginas com endereço eletrônico terminado em ".0800.br" (domínio) permitirão o acesso de usuários que não tenham um plano de dados habilitado no aparelho.

Para o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, o projeto deverá ajudar estados, municípios e a União a cumprirem os requisitos da Lei de Acesso à Informação, uma vez que “a internet é uma ferramenta importante de divulgação das informações, que precisam estar abertas à população”, ressaltou. “Quem seria mais beneficiado seria o pessoal de baixa renda. Mas se você pegar a classe média, ela usa muito operações em banco, em sites de compras; então, esse pessoal terá interesse de usar também. É uma forma de atender melhor, de dar mais opções a quem demanda os serviços”, avaliou.

O projeto piloto anunciado pelo ministro vai garantir, inicialmente, o acesso gratuito de um grupo de 80 pessoas a páginas da internet por meio de banda larga móvel. Essas pessoas foram selecionas pelo governo do Distrito Federal para testar o funcionamento do projeto e poderão navegar por meio de uma página criada pelo ministério em parceria com o governo do DF.



Parceiros

Foram selecionados moradores da região administrativa de São Sebastião, a 30km de Brasília, para testarem o sistema. Essas pessoas receberão smartphones, pelo prazo de 15 dias, para que sejam feitos os testes no site 0800 criado pelo Ministério das Comunicações para a testagem (http://bandalarga.0800.br).

Também são parceiros na realização do projeto-piloto o Ministério do Planejamento, o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e o Sinditelebrasil, que reúne as operadoras de telefonia móvel. A empresa Qualcomm apresentou a ideia do projeto de banda larga 0800 ao Ministério das Comunicações e o programa faz parte dos itens constantes do memorando de entendimentos assinado entre o MiniCom e a empresa, assinado em abril deste ano.

Fonte: Portal Planalto

Nenhum comentário: