Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de março de 2012

Os riscos da cloud computing

Armazenar arquivos na nuvem já é uma prática comum entre usuários da web. Serviços como Dropbox, por exemplo, permitem guardar documentos, fotos e outros dados para serem acessados de qualquer lugar com conexão à internet. Assim, começar a editar um documento do Word em casa e levá-lo para o trabalho tornou-se mais simples: basta enviar para um servidor e acessá-lo na empresa sem precisar andar com pen drives de um lado para o outro.
 
Em janeiro, quando o Megaupload foi fechado por autoridades dos Estados Unidos, muitos usuários se sentiram prejudicados. Não pelo fato de que arquivos protegidos por direitos autorais foram tirados da rede, e sim porque o serviço também era usado para guardar informações legais dos usuários, mais ou menos como no Dropbox. De uma hora para outra, milhões de documentos e fotos foram perdidos quando o acesso ao Megaupload foi interrompido, e, assim, uma opção de armazenamento na nuvem foi perdida.
 
Esse acontecimento levantou uma questão: quão seguros estão os arquivos guardados na nuvem? Existe alguma garantia de que eles não serão perdidos ou, se o serviço de nuvem for tirado do ar, como usuários podem fazer para recuperar o que guardaram?
 
Por mais que sites e servidores possam ser fechados, a nuvem dificilmente é prejudicada. "A nuvem, como a internet, não é um sistema único dependente de uma conexão. Toda a nuvem desaparecer é praticamente impossível", disse Rik Ferguson, da Trend Micro, para a BBC.
 
É possível um servidor único falhar, mas, segundo Ferguson, as grandes empresas de computação em nuvem contam com planos para possíveis desastres. "Grandes corporações têm planos de backup para casos de enchentes, terremotos e outros desastres naturais", afirma. Assim, por mais que um servidor seja prejudicado, os arquivos armazenados nele estão em outros lugares, evitando assim que os usuários percam seus dados.
 
Outra preocupação é em relação à segurança da nuvem. Nem todos sentem confiança na hora de deixar arquivos importantes com informações pessoais armazenados em um lugar que eles não sabem exatamente onde é, apesar de saberem como acessá-los com facilidade. Jay Heiser, do Gartner, diz que o maior risco não é a confidencialidade, e sim a possibilidade de perder dados. "Se você confia em um provedor único, precisa de evidências de que eles estão guardando seus dados offline", diz.
 
"Minha recomendação é fazer uma segunda cópia dos seus arquivos em outro lugar", continua Heise. Ele também diz que é uma boa ideia guardar os dados no seu próprio computador, por exemplo, para evitar a perda de dados importantes.
 
 

Nenhum comentário: