Pesquisar este blog

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Sobre o aumento da passagem de ônibus em São José dos Campos para R$ 3,30


O que houve é consequência de uma represa a ponto de transbordar. O edital da concorrência feita pela gestão anterior garante às empresas reajuste anual da tarifa. Mas quando chegou no ano eleitoral segurou-se o reajuste, o que gerou esse acúmulo.

Outra consequência é que a Prefeitura está sendo processada na Justiça por não ter dado o reajuste de 2012, com o argumento da garantia jurídica do edital. Esse risco São José conhece bem, pois já pagou indenização milionária no passado em situação semelhante. Diante dessa situação a responsabilidade exige essa medida difícil. Mas o governo está amarrando nessa decisão melhorias importantes para os usuários que tem consequências sobre o custo do sistema, como o Bilhete Único. Ele estará implantado até novembro e permitirá inclusive aliviar parte do peso desse aumento, já que a integração passará a ser total, em qualquer sentido (inclusive indo e voltando à região de origem). 


Também voltarão à cidade os ônibus articulados que dão muito mais fluidez ao sistema, reduzindo tempo de espera especialmente nos horários de pico (serão 9 deles, até maio). E chegarão 40 outros novos ônibus até março. São ações importantes para garantir um transporte com mais qualidade.


Nenhum comentário: