Antes de qualquer coisa peço desculpas pela ausência não planejada da semana passada, mas esta semana com tudo regularizado estamos de volta, hoje falando de uma modalidade de compras, que surgiu nos Estados Unidos, e ganha cada vez mais adeptos no Brasil. São os sites de Compra Coletiva, onde serviços são oferecidos com preço bem abaixo do mercado. Em alguns casos o desconto chega a 90%.
Na verdade comprar pela internet é uma atividade que vem ganhando cada vez mais espaço entre os usuários. A maioria das grandes lojas do comércio possuem, além do estabelecimento físico, lojas virtuais que permitem às pessoas comprar todo tipo de produto sem sair de casa.
Supermercados, drogarias, livrarias, lojas de roupa. O comércio online já atingiu praticamente todos os ramos do mercado. A novidade agora são os sites de compras coletivas.
A compras coletivas nada mais é do que um modelo de e-commerce. O objetivo principal é a promoção de grandes descontos nos mais variados estabelecimentos comerciais.
Um número mínimo de clientes a ser atingido é estabelecido. Se este número for atingido no prazo estipulado pelo site, a oferta é então ativada e os interessados recebem um cupom virtual, normalmente enviado por email, o qual permite que o cliente comprove a compra e ganhe o desconto na loja.
Os sites que oferecem este tipo de serviço ficam com uma porcentagem do valor arrecada com as ofertas. A taxa que o estabelecimento deve pagar varia de acordo com o serviço escolhido, e pode variar entre 30 e 50%.
As empresas que já aderiram aos serviços de compras coletivas revelam que os resultados obtidos surpreendem. Além do retorno financeiro para os estabelecimentos, o aumento no número de clientes também é significativo. Também é uma boa maneira para divulgar o nome e tornar o empreendimento mais conhecido entre o público.
Conforme registros contabilizados pelo Portal Bolsa de Ofertas, o Brasil já tem 1890 sites de compras coletivas e 73 sites agregadores de ofertas, que somam um total de 1963 sites com atividades voltadas para as compras coletivas.
Não há como negar que a ideia dos serviços de compras coletivas é boa, sendo muito difícil não cair na tentação dos chamativos descontos, que podem chegar a 90% em alguns casos. Porém, como em qualquer compra online, alguns cuidados são necessários para não transformar o seu “negócio da China” em dores de cabeça e aborrecimentos.
Inicialmente, o consumidor precisar ter os mesmos cuidados com relação às compras em qualquer portal da internet. Ou seja, deve checar no Procon do Estado ou do município se há reclamações sobre o site.
Normalmente os sites de compras coletivas trazem as informações mais relevantes para os usuários bem à vista, tais como: tempo que falta para a oferta expirar, quantos já foram vendidos, a porcentagem de desconto oferecido e o prazo de validade das ofertas.
Antes de finalizar a compra de qualquer oferta, fique atento à data de validade do cupom. O usuário precisa ter em mente que, além dele, muitas outras pessoas se interessaram e adquiriram a promoção. Por isso, ao ligar para o estabelecimento marcando uma data para você usufruir do cupom, você pode acabar utilizando o serviço só daqui a alguns meses.
Outro erro comum é que a tentação dos descontos muitas vezes leva os compradores a adquirirem um produto no impulso, sem pensar se realmente precisam ou têm como pagar por ele. Às vezes a quantidade de promoções compradas é tão grande que os usuários não dão conta de usufruir delas antes do vencimento.
É preciso ficar de olho na chamada “maquiagem de preços”, ou seja, o site anuncia como uma promoção, mas na verdade o preço é o integral. Outra prática ilegal é utilizar preços mentirosos para dizer que o produto está em promoção. A melhor forma de evitar este tipo de problema é consultar o estabelecimento antes de fechar negócio.
Não são raras as reclamações de usuários que se sentiram enganados e acabaram perdendo a razão por não terem lido os termos de uso dos sites. Esse termo funciona como um contrato, no qual ficam estabelecidos os direitos e deveres das pessoas que utilizam o serviço.
Na internet é possível encontrar sites de reclamação, no qual os usuários podem expressar sua opinião a respeito de algum serviço prestado. Antes de aceitar qualquer oferta, procure na rede mundial de computadores se alguém já teve problemas com o estabelecimento ou mesmo com o site de compras coletivas que você está usando.
É importante também verificar as medidas adotadas pelo site para garantir a privacidade do comprador, além de não fornecer informações pessoais desnecessárias, verificar o endereço físico do fornecedor, telefone e e-mail. Outra precaução é guardar e, se possível, imprimir o número de protocolo da compra, comprovante e o contrato.
E lembre-se de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (artigo 49), em casos de compras feitas por telefone, internet, feiras ou salões, o consumidor tem o direito de desistir em até sete dias da assinatura do contrato ou recebimento do produto.
No ultimo ranking TOP50 dos sites de compra coletivo os 10 de maior destaque eram:
1º. Groupon – groupon.com.br
2º. Clickon – clickon.com.br
3º. Peixe Urbano – peixeurbano.com.br
4º. Groupalia – groupalia.com
5º. Hotel Urbano – hotelurbano.com.br
6º. Oferta Única – ofertaunica.com
7º. Q.Pechincha – qpechincha.com.br
8º. Clube do Desconto – clubedodesconto.com.br
9º. Azeitona Preta – azeitonapreta.com.br
10º. Tripular – tripular.com.br
Para quem quiser saber mais sobre Compras Coletivas sugiro o site Bolsa de Ofertas (www.bolsadeofertas.com.br), um ótimo site com dicas, noticias, criticas, sugestões e muito mais sobre o mercado de Compras Coletivas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário