Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Contra o ensino religioso em São José dos Campos



A proposta prevê a inclusão do ensino religioso na grade de disciplinas das instituições de ensino

São José dos Campos

A Câmara de São José dos Campos quer retomar as aulas de ensino religioso nas escolas municipais de ensino fundamental, que têm cerca de 32 mil alunos.

Projeto de lei do vereador Walter Hayashi (PSB) foi lido na sessão de ontem e deve ser votado no mês que vem. O prazo de emenda acaba no próximo dia 18.

A proposta prevê a inclusão do ensino religioso na grade de disciplinas das instituições de ensino.

“O mundo hoje está muito materialista, violento e complicado. A religião é a única maneira de abrir a cabeça das pessoas para tentar mudar essa realidade”, afirmou Hayashi.

Outro lado. Por meio de nota, a Secretaria de Educação informou ontem que a Constituição prevê um Estado laico, onde toda e qualquer abordagem religiosa deve ter um caráter ecumênico, o que não seria garantido por uma lei instituindo ensino religioso nas escolas.
“Em reconhecimento à questão, a rede já desenvolve no ambiente escolar a valorização humana (e religiosa) da convivência, pautada em valores que estimulam respeito, igualdade, ética e dignidade”, diz a nota.

Fonte: Jornal "O Vale"

Comentário do Aurelio:
O vereador Walter Hayashi está errado e demonstra preconceito com quem não tem religião, pois insinua que se a pessoa não é educada com preceitos religiosos, vai se tornar violenta. Religiosidade não garante necessariamente menos violência. 
Associar o materialismo à violência também é um grande erro, pois deixa no ar a insinuação de que pessoas céticas e materialistas são necessariamente violentas.


Ainda que aprovasse o ensino religioso, seria de qual religião? Seria obrigatório? Já aconteceu em diversos lugares de alunos se negarem à assistir a aula de catequese na escola e depois sofrerem represálias de coleguinhas e professores. E se for uma criança vinda de uma família ateísta ou de uma religião diferente da ensinada na escola, ela será obrigada à assistir a aula e será reprovada se não participar desta?


Por que o dinheiro dos meus impostos devem ir para a pregação religiosa dentro da sala de aula, favorecendo uma determinada crença, que provavelmente será cristã e não budista, xintoísta ou tantas outras?




A cultura da paz deve ser ensinada através da lógica do “não pratique o mal porque isto é ilógico, irracional e só prejudica a você e aos outros” e não por causa do “não seja o mal porque um Deus quer assim ou se praticar você irá para o inferno”. Um tipo de ensino que poderia auxiliar os alunos a pensarem é o da filosofia. Fica a sugestão para os vereadores. Contratar professores de filosofia pode ajudar bastante.
O estado é laico e o município não deve subsidiar, de forma alguma, qualquer tipo de proselitismo religioso em sala de aula. Espero que o Ministério Público tome providências, caso os vereadores se preocupem em agradar autoridades religiosas, instituindo ensino religioso no município.


------------
Pesso que meus nobres leitores e minhas nobres leitoras se manifestem contra o projeto:
E-mails dos vereadores de São José dos Campos:

walterhayashi@camarasjc.sp.gov.br,
vereadortonhaodutra@gmail.com,

amelia@camarasjc.sp.gov.br,
cristiano@camarasjc.sp.gov.br,
wagner.balieiro@camarasjc.sp.gov.br,
macedobastos@camarasjc.sp.gov.br,
alexandrefarm@camarasjc.sp.gov.br,
jairo.santos@camarasjc.sp.gov.br,
tampao@camarasjc.sp.gov.br,
robertinho@camarasjc.sp.gov.br,
vadinho.covas@camarasjc.sp.gov.br,
draangela@camarasjc.sp.gov.br,
cristovao@camarasjc.sp.gov.br,
renata.paiva@camarasjc.sp.gov.br,
juvenil@camarasjc.sp.gov.br,
mirandaueb@camarasjc.sp.gov.br,
petiti@camarasjc.sp.gov.br,
luizmota@camarasjc.sp.gov.br,
die@camarasjc.sp.gov.br

dulce.rita@camarasjc.sp.gov.br

Nenhum comentário: