Pesquisar este blog

sábado, 13 de novembro de 2010

Colheita Feliz enfurece usuários no Orkut

Vinicius Aguiari, de INFO Online







SÃO PAULO - Uma promoção realizada dentro do game Colheita Feliz despertou uma série de protestos online de seus jogadores.


A promoção, realizada pela Mentez, responsável pelo game social, em parceria com a Lacta, fabricante do chocolate Bis, prometia moedas verdes, que também podem ser compradas com dinheiro real, em troca do plantio de pés de limões.



Por meio do aplicativo disponível no Orkut, a Mentez informou que mais de 2 milhões de moedas verdes foram pagas aos jogadores.
Porém, os usuários rebatem a informação afirmando que a promoção foi concluída antes mesmo do prazo necessário para a colheita dos limões.
Segundo eles, eram necessárias 40 horas para o crescimento e cultivo dos limões. A Mentez anunciou o pagamento em menos de 24 horas após o início da promoção.
“Eu plantei dez sementes e não ganhei nada. Estava bom demais pra ser verdade”, protestou uma usuária na comunidade do Colheita Feliz, no Orkut.
“Precisava de 40 horas para colher e em menos de 24 horas já acabou. Conversa torta para boi dormir”, completou um outro.
Segundo a Mentez, a antecipação do pagamento das moedas foi possível devido ao uso de fertilizantes pelos usuários - o que reduz o tempo de cultivo e colheita. A compra das sementes dos limoeiros foi feita com moedas amarelas, ofertadas pelo próprio Colheita Feliz.
No YouTube, o vídeo-denúncia de uma usuária sobre a promoção já foi visto 101 mil vezes.No Orkut, a comunidade “Bis Limão – Pura Enganação” já atraiu 1 216 participantes.
Segundo a Mentez, 150 milhões de sementes de limão verde foram vendidas. O Colheita Feliz possui cerca de 20 milhões de usuários. 



Comentários:
Enquanto milhões de pessoas passam fome no Brasil, pessoas abastardas de classe média reclamam de uma "promoção" do orkut. A principal personagem desta história é uma mulher que supostamente se chama Tulla Luana, que em descontrole, alega ser esquizofrênica e desesperada joga remédios para o alto em um dos vídeos (veja aqui). Ao que parece, seu marido grava os vídeos onde ela reclama da tal promoção. Alegando já ter participado da primeira fase do ordinário programa Big Brother, ela aos gritos reclama da Lacta e da empresa responsável pelos aplicativos. Se ela de fato é esquizofrênica, certamente não deveria receber apoio do marido para se expor desta forma. Uma pessoa com problemas tão graves não deveria se expor desta forma e seu psiquiatra deveria orientá-la à não aparecer desta maneira, ao meu ver.
Se alguém se sente realmente lesado por uma empresa, que procure o Procon e os direitos do consumidor dentro dos caminhos estabelecidos pela lei. É bem mais efetivo do que ficar gritando e agitando os braços em vídeos no youtube, ainda mais se tratando de uma moça que ao que parece possui problemas psiquiátricos.
Algumas pessoas também cogitam que isto tudo possa ser um golpe de marketing (da própria Lacta) e uma série de vídeos "virais" ou similar ao clássico "Tapa na pantera". Se for um golpe publicitário, é uma das coisas mais baixas criadas pelos publicitários nos últimos anos.
Este episódio também suscita o fato de como pessoas com casos banais se tornam celebridades na internet, arrastando milhares de pessoas para uma grande catarse irracional. Sendo ela um personagem de um golpe publicitário ou não, como alguém consegue viver apenas jogando em aplicativos de orkut totalmente fúteis? A quantidade de livros hoje é espantosamente boa e é muito fácil de se adquirir  livros e boa cultura em geral. Quem vive de brincar no orkut com jogos idiotas realmente precisa rever seus conceitos.
Fazer uma cruzada contra uma indústria alimentícia por causa de um jogo inútil que não traz nenhum benefício à vida da pessoa é o auge da falta do que fazer.


Nenhum comentário: