Pesquisar este blog

sábado, 2 de outubro de 2010

Como Lula mudou o Brasil



Traduzido com o google tradutor, relevem eventuais erros de tradução:


Eu costumava dizer aos visitantes a fechar os olhos enquanto eu dirigia-los em São Paulo para o aeroporto.
Isso foi há sete anos atrás, quando a primeira impressão da maior cidade da América do Sul foi um pote de auto-estrada que corre paralela furado a um rio fedorento, cujas margens migrantes económicos fizeram as suas casas em barracos de madeira perfumada pela eructação dos gases de escape.
Esta semana, eu voltei para São Paulo para cobrir a eleição.
E, embora ainda não exatamente cênica, que correm o aeroporto tem melhorado significativamente.
O leito do rio foi dragado para deter as inundações ea superfície da estrada é hoje mais suave, com mais pistas.
Barracos ainda a linha da estrada, mas existem poucos deles. O olhar é atraído para o lugar massed fileiras de guindastes e blocos de apartamentos, que abrigam a cidade de classe média em rápida expansão.

Número-trituradores dizer rendimentos crescentes têm impulsionado a mais de 29 milhões de brasileiros à classe média durante a presidência de oito anos de Luiz Inácio Lula da Silva, um antigo sindicalista eleito em 2002.
Algumas dessas pessoas são beneficiários de benesses do governo e outros de um sistema de educação cada vez melhor.
Os brasileiros estão ficando mais tempo na escola, que assegura os salários mais altos, que impulsiona o consumo, que por sua vez nos combustíveis uma economia em franca expansão nacional.
A pegada de novos consumidores é visível no bairro São Mateus, no leste de São Paulo, onde bares tradicionais hole-in-the-wall e estaleiros de reparação de pneus tem sido acompanhado por mais empresas aspirantes.
Eu passo um salão de poodle, uma escola de condução de alto nível, e salões de beleza incontáveis - nenhum dos quais são novos para o Brasil, mas que são novos para este bairro em evolução, onde o rendimento disponível é de repente fluindo.
"Hoje, as mulheres que uma vez cortar o cabelo em casa vem em exigir os mais recentes produtos", explica Gilberto dos Santos, um estilista no grandioso chamado Celebrity Espaço Salão, onde cartazes Marilyn Monroe adornam as paredes.
"Como sociedade, acho que temos vão se tornar mais e mais pessoas tenham acesso a este tipo de mimos", diz ele.
Atrás dele, os clientes conversando esperar pacientemente por hoje corte de manicure, ou cera.
Quase todos com quem conversei deu ao presidente Lula de crédito para essas conquistas. Seus tributos como ele deixa o cargo está muito longe do medo frio, que saudou sua eleição, em alguns bairros, em 2002.
«Líder notável"
Quando eu comecei a minha postagem como correspondente da BBC em São Paulo no ano seguinte, os banqueiros eram abertamente fretting que o recém-chegado de esquerda poderia desfazer de uma década de reformas econômicas.
formadores de opinião Erudita advertiu que um metalúrgico anterior com apenas o ensino básico possa envergonhar o Brasil no cenário mundial.
Nem o medo foi confirmada.
Internacionalmente, charme Lula ea defesa sincera do mundo em desenvolvimento foi movido Brasil no centro do palco no debate sobre a globalização.
"Eu adoro esse cara", presidente dos EUA, Barack Obama entusiasmou em uma cúpula do G20, enquanto o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair disse recentemente à BBC que Lula foi "um dos líderes mais notáveis dos tempos modernos".

Da mesma forma, a comunidade empresarial do Brasil chegou a apreciar o seu bicho-papão uma vez.
Na sala de pequenos-almoços do meu hotel em São Paulo, bandos de Blackberry empunhando empreendedores começam seus negócios para o dia - aproveitando a onda de uma economia que vai crescer cerca de 7,5% e criar cerca de 2,5 milhões de empregos em 2010.
"Fizemos bem em Lula, por isso ninguém se queixa", um jantar disse-me adequado.
"E ele é espalhar a riqueza do país, que no Brasil é uma boa política", disse ele.
Nem meu amigo empresas parecem de alguma forma perturbada pela iminente eleição geral para escolher o sucessor de Lula.
"Estamos legal sobre esta votação", disse ele.

"
Iniciar Citação

Ele é espalhar a riqueza do país, que no Brasil é uma boa política "
DinerHotel Sao Paulo
"Se o vencedor é Dilma (dos Trabalhadores do presidente Lula do partido) ou Serra (do Partido Social Democrata), sabemos que a política econômica vai permanecer o mesmo."
Ensino de qualidade
Com um sorriso, ele manifestou uma ligeira preferência por Dilma Rousseff, afirmando que ela seria a mais fácil dos dois presidentes potencial para fazer lobby.
Nem todos compartilham as perspectivas animadoras.
Um amigo brasileiro, professor de línguas independentes, queixou-se que a curto prazo euforia económica está abafando o debate sobre as mudanças tão necessárias à infra-estrutura do país e sistema de ensino.
Embora as crianças brasileiras estão ficando mais tempo na escola, a qualidade ea consistência do ensino deixa muito a desejar
Tudo o mesmo, o presidente da partida é justamente a bater o tambor para suas conquistas, e esperando que o factor de bem-estar vai passar para seu sucessor ungido, Dilma Rousseff.
Em um comício final encharcada de chuva em São Paulo, o tecnocrata Rousseff esforçou-se para atear fogo acima de uma multidão escrupulosamente leais.
Significativamente, foi o presidente Lula, que falou passado, vangloriando-se que o seu 2010 o Brasil desfrutou "uma das mais baixas taxas de desemprego na história da humanidade" - muito menor do que os EUA, Alemanha e outros pesos pesados do primeiro mundo.
Mas se isso equivale a complacência indiferença, ou, simplesmente, a confiança na democracia ainda jovem do Brasil, esta eleição parece não ter definido os pulsos que competem.
A coisa mais impressionante sobre último debate presidencial de quinta-feira à noite foi o seu final de time-slot, transmitido ao vivo somente após a novela sacrossanto (novela).
Foi bem depois da meia-noite quando os candidatos fizeram seus discursos de encerramento, diretamente nas casas dos espectadores - a maioria dos quais tinham há muito tempo desligado.
BBC 



Nenhum comentário: