Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Clinton perdeu códigos para ataque nuclear quando presidente, diz livro

Quem perde código de lançamento nuclear merece essa cara de espanto


O chefe do Estado maior americano afirma num livro que o ex-presidente Bill Clinton perdeu o cartão com os códigos de lançamento de armas nucleares.

No livro, intitulado “Without Hesitation” (“Sem hesitação”), o coronel Hugh Shelton afirma que o cartão que contém os comandos para fazer um ataque nuclear ficou perdido por alguns meses em 2000. Segundo ele, o ex-presidente Bill Clinton afirmava que os códigos estavam em algum lugar da Casa Branca, sem saber precisar exatamente onde.

Uma história parecida foi contada também em outro livro há alguns anos, por um oficial que trabalhou com Clinton. Mas na versão deste outro militar, o episódio aconteceu em 2008, causando pânico entre os funcionários da Casa Branca, que se lançaram em uma busca pelo cartão.

Nenhum dos dois oficiais revelou se os códigos foram encontrados e a Casa Branca não comentou o teor dos dois livros.

Manter os códigos de lançamento de ataque nuclear à mão é um dos deveres do presidente dos Estados Unidos e caso o incidente contado pelos oficiais seja verdade, Clinton pode se confortar com o fato de não ter sido o primeiro presidente "esquecido". Uma história nunca confirmada dizia que o ex-presidente Jimmy Carter também teria perdido o cartão.
O cartão é apenas uma parte do procedimento para lançar um ataque nuclear e, sozinho, não representa perigo.

G1

Nenhum comentário: