Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Comparação Lula x FHC – Combatendo o desmatamento



Excelente postagem de Junho do Blog do nosso amigo Len:

Aproveitando o dia mundial do meio-ambiente, aceitamos a sugestão do amigo Luiz Guilherme da M. L. Jorge, que nos enviou a fonte e todos os dados, para estender a série de Comparação Lula x FHC, incluindo um post com o comparativo dos dados do desmatamento na área da Amazônia legal nos respectivos governos.
Dividimos os períodos de acordo com os ministros do meio-ambiente que ocuparam o cargo para traçarmos desempenhos em períodos menores e depois compará-los aos demais períodos. Assim temos o período Gustavo Krause (1995-1998), o período Sarney Filho (1999 – 2002), o período Marina Silva (2003 – 2008) e o período Carlos Minc (2008 – 2009). No gráfico abaixo podemos visualmente perceber como se comportou o desmatamento nos mandatos de cada ministro:








A tabela abaixo mostra os valores em Km² de desmatamento na Amazônia legal ano a ano e os desempenhos de cada um. Destaca-se que no primeiro ano de FHC o desmatamento na Amazônia legal chegou ao seu nível recorde, quase 30 mil Km² desmatados em apenas um ano e em 2009 o país chegou ao menor patamar já atingido, com 7464 Km² desmatados, o que ainda é muito, mas que representa uma redução consistente e sustentável,







Na tabela abaixo quantificamos os desempenhos em cada mandato, levando em conta a variação entre o desmatamento na Amazônia legal do ano anterior ao que cada um assumiu até o último ano que administrou. Nos mandatos dos dois ministros de FHC o desmatamento aumentou. Em cinco anos de Marina Silva à frente do ministério houve redução de 46% do desmatamento. Em apenas dois anos de Carlos Minc como ministro houve redução de 36% do desmatamento. Se a comparação for entre governos a diferença se amplia, pois enquanto em oito anos de governo FHC o desmatamento cresceu 45%, em sete anos de governo Lula houve redução de 66%. Os números são gritantes e mostram como as políticas dos dois governos em relação ao meio-ambiente são absolutamente diferentes, uma eficiente a outra não.








Nota: Não foram incluídos os nomes dos ocupantes dos mandatos tampões que ocorreram em períodos de desincompatibilização eleitoral porque os ocupantes dos cargos apenas deram sequência às políticas iniciadas por quem eles substituiam, portanto o responsável pela política no período é o ministro substituido.
Fonte:
Agradecimento pela busca dos dados e sugestão do post:  Luiz Guilherme da M. L. Jorge
Por Luiz Guilherme:
Estranhamente a Marina saiu do governo cuspindo fogo , alegando que não havia apoio às políticas de preservação do meio ambiente , mesmo após o governo Lula ter apresentado uma boa redução . Porém no seu último ano de gestão da Marina (Marina sai em mai/2008 mas a leitura é feita agosto/07 a agosto/08 portanto o desmatamento de 2008-12.911 Km2 é devido à Marina) o desmatamento já estava voltando a se elevar , possivelmente pela mesma já estar de olho em se juntar ao PV-PSDB-DEM-PPS , portanto , sua saída foi muito bom para o Governo Lula-Dilma e para o Meio Ambiente , já que entrou o Minc com todo gás .
Com a saída da Marina e Entrada do MINC com apoio da Dilma aí é que o governo LULA-DILMA-MINC realmente conseguiram uma maior eficiência na redução do Desmatamento e ainda obtivemos grandes avanços na liberação da Licença da hidrelétrica de BeloMonte . Ou seja desenvolvimento sustentável com respeito ao meio ambiente.

Nenhum comentário: