Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Morre o humorista Fausto Fanti, da dupla "Hermes e Renato"



Fausto Fanti, de 35 anos, da dupla Hermes e Renato, foi em encontrado morto em seu apartamento no bairro em Perdizes, em SP.

O humorista fazia o papel de "Renato." Foi um amigo de infância, Adriano Silva, quem achou corpo caído no banheiro com um cinto amarrado no pescoço.
Hermes e Renato se tornou popular na MTV Brasil de 1999 a 2009. Depois retornou em 2013. Além de Fausto, o grupo era formado por Marco Antônio Alves, Adriano Pereira, Bruno Sutter e Felipe Torres.

SUS vai vacinar crianças contra hepatite A



O Ministério da Saúde anunciou hoje (29) a inclusão da vacina contra o vírus da hepatite A no calendário nacional de vacinação do Sistema Único de Saúde, a partir deste mês.

O público-alvo, de acordo com o ministro Arthur Chioro, são crianças de 1 ano até 1 ano e 11 meses. A meta é imunizar 95% deste público em um ano, cerca de 3 milhões de crianças. Com a inclusão da vacina, o objetivo é prevenir e controlar a hepatite A gradativamente.




O ministério investiu R$ 111 milhões na compra de 5,6 milhões de doses neste ano. Para o início da vacinação, já foram distribuídas 1,2 milhão de doses para os estados e municípios. O restante será distribuído gradualmente entre os meses de agosto e setembro.

Este mês, a vacina contra a hepatite A já está disponível nas unidades de saúde de 11 estados – Acre, Rondônia, Alagoas, Ceará, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal, segundo o ministério.




No mês de agosto, a vacina chegará ao Amazonas, Amapá, Tocantins, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Pará, a Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Santa Catarina, à Bahia e Paraíba. Já nos estados de Roraima, São Paulo e do Paraná, a imunização ocorrerá no mês de setembro.

Chioro disse que crianças que estiverem fora do público-alvo não serão vacinadas.

"A escolha da faixa etária é feita em cima de estudos técnicos exatamente por conta do período em que a criança terá capacidade de resposta imunológica pra se proteger contra a vacina. A partir de uma certa idade já é muito provável que a criança tenha entrado em contato com o vírus, então a recomendação do comitê técnico da Organização Mundial da Saúde [OMS] foi a introdução da vacina exatamente nesta faixa etária", disse Chioro.

A hepatite A é uma doença que atinge o fígado. De acordo com a OMS, a cada ano, ocorrem cerca de 1,4 milhão de casos no mundo.

De acordo com o Ministério da Saúde, 151.436 casos da doença foram registrados no Brasil entre os anos de 1999 e 2013. No período entre 1999 e 2012, 761 pessoas morreram por causa da doença.


Agência Brasil

terça-feira, 29 de julho de 2014

A questão Palestina, por Pirulla

Procurador-geral da República é a favor da criminalização da homofobia



O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) parecer a favor da criminalização da homofobia. Janot sugere ao Supremo que a punição por atos contra homossexuais seja aplicada pela Justiça nos termos da Lei 7.716/1989 (Lei de Racismo), que estabelece o tempo de prisão para crimes resultantes de preconceito de raça, etnia e religião.

Segundo Janot, a homofobia deve ser tratada como crime de racismo até que o Congresso Nacional aprove uma lei específica para disciplinar as punições. "Razões de equivalência constitucional, ancoradas no princípio de igualdade, impõem a criminalização da discriminação e do preconceito contra cidadãos e cidadãs lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, pois a repressão penal da discriminação e do preconceito de raça, cor, etnia, religião ou precedência nacional já é prevista pela legislação criminal brasileira e não há justificativa para tratamento jurídico diverso, sob pena de intolerável hierarquização de opressões”, de acordo com o parecer.

A manifestação do procurador foi enviada ao STF com base em um recurso da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais contra decisão individual do ministro Ricardo Lewandowski, que arquivou, no ano passado, o mesmo pedido para tratar a homofobia como crime de racismo. Na ocasião, o arquivamento foi solicitado pelo então procurador-geral Roberto Gurgel. Não há data para o processo ser julgado.


Agência Brasil

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Crítica do filme "Planeta dos Macacos - o confronto"



É comum no cinema que uma continuação seja melhor que o primeiro filme, que no caso estamos falando segundo "reboot" da consagrada série "Planeta dos Macacos".
Dez anos depois dos eventos do primeiro filme, de 2011, César (Andy Serkis) e os outros macacos vivem de forma harmoniosa em uma floresta, próxima a São Francisco. César está mais maduro que no filme anterior.Ele entende os humanos e confia neles como nenhum outro macaco, assim como o Maurice (Karin Konoval) o orangotango sábio e que em algumas cenas, repete o que foi feito na série anterior das décadas de 60 e 70, ao passar conhecimento aos primatas mais novos.

O diretor Matt Reeves mostra um mundo pós-apocalíptico bastante plausível, onde uma epidemia fatal dizimou boa parte da humanidade aos poucos, a "o vírus símio", que nada mais é que o vírus feito em laboratório e testado em macacos no epílogo de 2011, para pesquisar a cura de doenças.
A comunidade dos macacos vive em paz até quando um grupo de sobreviventes, liderado por Dreyfus (Gary Oldman), seguido por Malcolm (Jason Clarke) precisa reativar uma antiga usina hidrelétrica, para reestabelecer a energia elétrica que tanto faz falta para os humanos.
Um grande jogo de confiança e traição acaba por envolver ambos os grupos (macacos e humanos), de formas bastante distintas.

Um macaco rancoroso e que foi maltratado por humanos, Koba (Toby Kebbell) não confia neles e tenta dissuadir César, que dá um voto de confiança aos bípedes, a todo momento. Quem vai vencer? Ou será que haverá realmente um grupo "vencedor"?

Tudo se encaixa bem, sem sobressaltos. O destaque é total sobre os símios, com uma dialética bastante diferente da dos filmes originais, porém a dose de "suspensão de realidade" (aquilo que nos faz acreditar no que passa-se na tela) é bem menor e o resultado é bem mais assustador.

César é o grande protagonista, sempre se sacrificando por aquilo no que ele acredita. Momentos de dominação de macacos sobre humanos estão presentes, tão chocantes e reflexivos quanto os do filme de 1968: Quem serve aos interesses de quem? Quem é injustamente punido?
Os macacos evoluíram bastante e conseguem estabelecer diálogos e dilemas bastante complexos, enriquecendo bastante a película.



A trilha-sonora se encaixa bem, com músicas orquestradas e elementos de coral reproduzindo fielmente as sensações que passam na tela.

Quem conheceu a série "Planeta dos Macacos" a partir de 2011 deve procurar a série de filmes original (ver  cronologia aqui). Tanto o "Confronto", agora em cartaz quanto os anteriores merecem ser vistos e revistos.

Leia aqui minha crítica do filme "Planeta dos Macacos: A Origem", de 2011.


Trailer:

Eleitores que pediram transferência podem pegar título a partir de hoje



A partir de hoje (28), os eleitores que pediram inscrição ou transferência podem ir buscar o título de eleitor no cartório eleitoral mais próximo de sua residência. O prazo final para que a Justiça Eleitoral estivesse com essa documentação pronta para entrega também terminou ontem (27).

Desde domingo, também estão disponíveis para consulta nos sites dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) os nomes das pessoas que comporão as Juntas Eleitorais. Esse órgão colegiado provisório é constituído por dois ou quatro cidadãos e um juiz de direito, que o presidirá e poderá nomear escrutinadores e auxiliares extras para os trabalhos.

Os nomes das pessoas indicadas para compor as juntas são publicados em tempo hábil para que qualquer partido político possa pedir a impugnação das indicações. Com a composição anunciada até 60 dias antes das eleições pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), as Juntas Eleitorais têm a obrigação de apurar, em até dez dias, as eleições feitas nas zonas eleitorais sob sua jurisdição, expedir os boletins de apuração e diplomar os eleitos para cargos municipais.

Agência Brasil

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Hoje é o último dia para se inscrever no Sisutec



Termina hoje (25) o prazo de inscrição para o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Os interessados podem se candidatar pela internet, no site do programa. Lá também é possível consultar a lista de cursos disponíveis. O Sisutec oferece cursos técnicos gratuitos em instituições públicas, particulares e do Sistema S.

Nesta edição serão ofertadas 289.341 vagas. Para concorrer, o candidato precisa ter concluído o ensino médio e feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado, sem tirar zero na redação. Pelas regras do Sisutec, 85% das vagas são destinadas a candidatos que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou privadas, como bolsistas integrais.

Segundo o último balanço do Ministério da Educação (MEC), até as 19h de ontem (24), 276,2 mil pessoas estavam inscritas. Como cada candidato pode optar por até dois cursos, o sistema registrou 528,7 mil inscrições. O mais concorrido é o de técnico do trabalho, com 74,4 mil inscritos. Em seguida, aparecem os de técnico em logística (61,9 mil), técnico em enfermagem (47,3 mil) e técnico em informática (35,1 mil).

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 29 deste mês, e as matrículas dos alunos selecionados serão feitas do dia 30 deste mês a 1º de agosto. A segunda chamada será divulgada no dia 5 do próximo mês, e as matrículas estão previstas para os dias 6, 7 e 8. As vagas remanescentes serão disponibilizadas online para todos aqueles que fizeram o ensino médio, independentemente de terem feito o Enem.

O Sisutec foi criado no ano passado, como parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronetec). O processo seletivo do Ministério da Educação ocorre duas vezes por ano.




Agência Brasil

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Entrevista minha à Rádio SindCT, sobre futebol Brasileiro e Copa do Mundo

Participei nesta quarta (23) de uma entrevista na rádio WebRadioCT, de São José dos Campos. Falei, juntamente com o jornalista Nícolas Macrina, sobre o desempenho do Brasil na Copa do Mundo deste ano e sobre os problemas do futebol brasileiro em geral.

Facebook lançará nova recurso que permite salvar links para serem vistos posteriormente





Para o usuário consumir o conteúdo que circula pelo feed de notícias com mais calma e mantê-lo mais tempo conectado, o Facebook lançará uma nova funcionalidade chamada “Save”(Salvar), em suas ferramentas.




O novo sistema entrará em funcionamento nos próximos dias, seja na web, seja nos aplicativos do Facebook para iOS e Android, possibilitando que o internauta guarde postagens feitas na rede social, como links de lugares, filmes, programas de TV e músicas.




Apenas o usuário visualiza os links que salvou, podendo, no entanto, compartilhar os conteúdos salvos com quem desejar. O Facebook tem a opção de notificar sobre as coisas que já estão guardadas.




No computador, a novidade surgirá no menu da esquerda, em que ficam mensagens, eventos, cutucadas etc. Já nos aplicativos para os celulares, é preciso tocar no link “mais”, que se encontra nos três riscos que ficam no canto inferior à direita. Para salvar um item, basta abrir as opções da postagem em questão e encontrar a opção.

terça-feira, 22 de julho de 2014

Medicamentos chegam às farmácias 12% mais baratos



Os medicamentos que passaram a ter a isenção do PIS/COFINS chegaram mais baratos nas farmácias a partir desta segunda-feira (21). O Governo Federal ampliou em 174 a lista de substâncias que ficam livres da cobrança desses tributos, o que deve levar a uma redução de 12%, em média, nos preços dos produtos. A chamada “lista positiva”, com a inclusão dos novos produtos, já soma mais de mil itens com sistema especial de tributação, o que representa 75,4% dos medicamentos comercializados em todo o país.

Atualmente, quase a totalidade dos medicamentos tarja vermelha e preta estão isentas de PIS/COFINS. Essa medida visa reduzir o custo para a população com medicamentos essenciais, utilizados para o tratamento de artrite reumatoide, câncer de mama, leucemia, hepatite C, doença de Gaucher e HIV, entre outros problemas de saúde.

Os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde e a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) na seleção das substâncias que terão o benefício levam em consideração as patologias crônicas e degenerativas; os programas de saúde do governo instituídos por meio de políticas públicas e a essencialidade dos medicamentos para a população. Para fazerem jus ao benefício, os medicamentos devem estar sujeitos à prescrição médica e estarem destinados à venda no mercado interno.

A Câmara de Regulação é responsável pelo monitoramento dos preços dos remédios e por garantir que as reduções tributárias sejam integralmente refletidas nos preços fixados como teto para os produtos.

Declaração sobre propriedade rural deve ser apresentada até 30 de setembro



Diário Oficial da União publica hoje (22) instrução normativa sobre a apresentação da Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural referente ao exercício de 2014.

Está obrigada a apresentar o documento, entre outras, a pessoa física ou jurídica proprietária, titular do domínio útil, possuidora ou usufrutuária do imóvel rural a ser declarado.

A declaração deve ser apresentada no período de 18 de agosto a 30 de setembro de 2014, pela internet, por meio do programa de transmissão Receitanet, disponível no site da Receita Federal. O serviço de recepção da declaração será interrompido às 23h59min59s , horário de Brasília, do último dia do prazo estabelecido.







Agência Brasil

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Candidatos não selecionados no ProUni podem aderir à lista de espera



Os candidatos que não foram selecionados nas duas chamadas do Programa Universidade para Todos (ProUni) podem aderir à lista de espera hoje (21) e amanhã (22), para concorrer às bolsas não preenchidas nas chamadas regulares. Para isso, basta acessar a página do ProUni e confirmar a participação.




Podem integrar a lista para a primeira opção de curso feita na hora da inscrição aqueles que não foram selecionados em nenhuma das chamadas anteriores ou foram pré-selecionados na segunda opção de curso, mas não foram formadas turmas.

Candidatos que foram pré-selecionados na primeira opção de curso, mas não foi formada turma, podem integrar a lista de espera para a segunda opção de curso feita na inscrição.

Todos os candidatos participantes da lista de espera deverão comparecer, entre os dias 29 e 30 de julho, às respectivas instituições e entregar a documentação para comprovação das informações prestadas na inscrição.

O ProUni oferece bolsa de estudo integral ou parcial (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior. O estudante precisa comprovar renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio para a bolsa integral e de até três salários mínimos para a bolsa parcial. Esta edição do programa ofereceu 115.101 bolsas e teve 653.992 inscritos.

Agência Brasil

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Grupos de luta contra Aids lamentam morte de cientistas na queda de avião


Primeiro, a notícia:

O universo da pesquisa contra a Aids estava em estado de choque nesta sexta-feira (18) pelo fato de que dezenas de destacados especialistas na área podem ter morrido a bordo do avião que foi derrubado na Ucrânia, provocando um duro golpe nas esperanças de uma cura para a doença. Algumas mortes já foram confirmadas.


Comentário:
Várias pessoas, em páginas de notícias, levantaram teorias conspiratórias estapafúrdias, sobre o tema.
Quem está falando que o avião cheio de cientistas que pesquisavam soluções para a aids foi derrubado pela "indústria farmacêutica" está falando bobagem sem fundamento.

A maioria deles já tinham compartilhado conhecimento, fora os "backups" nos centros de pesquisas.
E até parece que a indústria farmacêutica é uma "entidade" única. E outra, a própria indústria farmacêutica vai lucrar com uma eventual cura da aids. Lembrando que o vírus vive em mutação.

Se fosse assim, não existiriam remédios que aumentam a expectativa de vida dos pacientes cada vez mais.
Estariam parados nos primeiros medicamentos.
Lembrando que muitos pesquisadores são de universidades PÚBLICAS, ao redor do mundo.

Golpe na internet usa mensagem sobre Enem para enganar usuários



Mais um e-mail criado por golpistas circula na internet com o provável intuito de roubar dados das pessoas ou instalar programas maliciosos nos computadores. Os golpistas, desta vez, procuram, prioritariamente, enganar os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

"Identificamos que ocorreu um erro na emissão do cartão de inscrição do candidato com o email@radiobras.gov.br cadastrado em nosso sistema, podendo resultar no cancelamento de sua inscrição em até 48 horas. Evite o bloqueio do seu cadastro pois o Enem é a única forma de ingresso para 2015 em faculdades públicas, requisições para PROUni, Fies e outros programas aos quais o Governo Federal oferece a população", consta no e-mail.

No caso em questão, algumas divergências podem causar estranhamento ao destinatário do e-mail, como o uso do endereço eletrônico da Radiobras, empresa extinta que deu lugar à Empresa Brasil de Comunicação (EBC) em 2007. Além disso, a assessoria do Ministério da Educação negou que tenha enviado a nota oficial nº 12838-2014, como consta na mensagem, e confirmou que trata-se de um e-mail falso.

Como em diversos e-mails, cujo objetivo é se apropriar de dados de terceiros, os golpistas pedem que as pessoas preencham um formulário com seus dados ou de parentes. O texto mostra isso claramente: "Preencha manualmente o recadastramento passo a passo e normalize já sua situação (repare que algum parente pode ter usado seu email para cadastro de informações). Segue abaixo o link para consulta e regularização do seu cadastro."

Golpes parecidos com esse são frequentes na internet, principalmente pela curiosidade que essas mensagens despertam nas pessoas. O ideal é ficar atento, instalar antivírus no computador e não abra e-mails considerados suspeitos.

Agência Brasil

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Câmara aprova parcelamento de multas de trânsito



A Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que possibilita o parcelamento de multas de trânsito. De acordo com o texto, que tramita em caráter terminativo e que foi votado na Comissão de Constituição e Justiça da Casa, o número de vezes em que a penalidade poderá ser parcelada e deverá ser estabelecido via regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito.



O projeto cumpre agora um prazo de recurso ao Plenário da Câmara. Caso nenhum seja apresentado, ele segue para análise do Senado Federal.


Hoje, as multas devem ser quitadas de forma integral, mas há um desconto de 20% sobre o valor para aqueles que acertarem o débito até a data do vencimento. A nova proposta mantém esse benefício para quem quiser pagar a penalidade à vista.


Relatada pelo deputado Hugo Leal (PROS-RJ), a redação permite ainda que pessoas inadimplentes com suas multas perderão o direito ao parcelamento.

terça-feira, 15 de julho de 2014

Começa nesta terça-feira cadastramento de eleitores para votar em trânsito



O eleitor que pretende votar fora de sua cidade nos dias 5 e 26 de outubro, primeiro e segundo turno do pleito geral, poderá requerer o benefício nos cartórios eleitorais a partir de hoje (15). O prazo termina no dia 21 de agosto.

O voto em trânsito permite que o cidadão que esteja viajando, vote em municípios com mais de 200 mil eleitores, mas só para escolher o presidente da República. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 92 cidades terão voto em trânsito. A lista completa pode ser conferida no site do TSE.

Para poder votar em outra cidade, o eleitor deverá procurar o cartório eleitoral, indicando onde estará no dia da votação. É preciso levar um documento oficial com foto no dia da solicitação do serviço à Justiça Eleitoral. Após o cadastramento, o cidadão fica impedido de votar na seção de origem, mas poderá pedir o cancelamento até o fim do prazo.


Agência Brasil

domingo, 13 de julho de 2014

Alemanha campeã da Copa do Mundo de 2014











Na prorrogação, o time alemão derrotou a Argentina por 1 a 0.
Gol de Götze, na segunda etapa do tempo extra. O time germânico fez uma campanha feita à base de treinamentos sérios e planejamento em seu país durante anos, levando ao tetracampeonato.

Que o Brasil nos próximos anos não perca sua forma de jogar com talento jamais, mas que aprenda com o profissionalismo dos novos campeões, investindo em escolas de futebol, seminários técnicos e planejamento no calendário, evitando na medida do possível que nossos craques parem em debandada no exterior.



quinta-feira, 10 de julho de 2014

Chega de superstição no futebol Brasileiro






É sério.
O que retrata o futebol brasileiro é isso. Superstição ordinária e barata, retratada pelo Paulo Paixão jogando sal grosso no gramado. Tomou 7 na cabeça. Enquanto isso, o futebol alemão se modernizou, investe em treinamentos táticos, não vive de musiquinha no ônibus da seleção, não dá folga todo dia, investe em programas de computador, investe em futebol de base...
Qual caminho o futebol brasileiro quer seguir, para voltar a ser campeão e o melhor do mundo? O da superstição barata, que joga sal grosso no gramado ou a que unifica o calendário, acaba com os campeonatos estaduais inúteis (ou diminui-os), prioriza as categorias de base..?


"Logo em 2001, a Bundesliga impôs que, para estar na elite do Campeonato Alemão, os clubes eram obrigados a ter uma academia em que a garotada poderia entrar a partir dos 14 anos. Pouco depois a Segunda Divisão passou pelo mesmo. Na sequência, a DFB começou a criar centros de treinamentos pelo país para crianças dos 10 aos 14, sempre em integração com escolas. Hoje já são quase 400.
Paralelamente a isso, investimento forte em treinadores. Os técnicos, de todas as categorias, começaram a fazer estágios em países com excelência na base, como Espanha e Holanda. Daí ficou mais fácil fazer uma forte lista de critérios para que esses centros de treinamentos dos clubes fossem referências: campos, vestiário, equipamentos técnicos, exames para técnicos, psicólogos e preparadores físicos."


Veja este artigo no Lance.


Artigo no UOL

Artigo no Globoesporte

Não é "vira-latismo". É copiar o que dá certo e fugir da mitologia que nunca adiantou.

terça-feira, 8 de julho de 2014

Causas da goleada da Alemanha contra o Brasil: 7x1


-A seleção não treinou como deveria. Poucas jogadas ensaiadas;
-O time dizia que o "treino mental" era o mais importante. Não era;
-Felipão passou o primeiro tempo assistindo. Sentou no banco, desistiu e nem mudou o time. Não passou nenhuma instrução para os seus treinados;
-Não dá para colocar na conta da arbitragem, da suspensão do Neymar, da falta do Thiago Silva;
-Júlio César não pulou em nenhum dos lances, além de grandes falhas da defesa, inclusive do David Luiz,, cuja "garra" mascarou suas deficiências técnicas, que existem;
-Felipão arriscou e não fez amistosos sem o Neymar. Não criou opções de jogadas e variações táticas;
-Parreira falava que a CBF era o exemplo do Brasil que "dá certo". Escolheu o treinamento na Granja Comary, sem isolamento algum;
-A Alemanha se isolou, treinou com seriedade a Copa toda, não divulgou seus treinos e não fez discurso de bravatas, dizendo que "estava com a mão na taça", como Parreira e Felipão fizeram;
-A Alemanha merece o título.

domingo, 6 de julho de 2014

Cancelar serviços de telefonia ficará mais fácil a partir de terça



A partir de terça (8) o consumidor poderá cancelar automaticamente serviços de telefonia fixa, móvel, TV por assinatura e internet, sem falar com nenhum atendente. Esse é um dos benefícios da nova regulação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que finalmente entrará em vigor.

A dificuldade para encerrar contratos com empresas de telecomunicações era uma das principais reclamações que os clientes faziam à agência do governo. Agora, ao ligar para o call center das empresas, o cancelamento será uma das opções a serem digitadas no menu principal. Na internet, o procedimento será semelhante: bastará ao cliente se identificar por meio de um cadastro com nome de usuário e senha para solicitar a interrupção do serviço.

Já no momento do pedido, o usuário será informado se deverá pagar multa ou fatura com valor proporcional aos dias de serviço prestado. A operadora terá dois dias para entrar em contato e tentar convencê-lo a mudar de ideia.

O regulamento define também normas mais rígidas sobre a validade dos créditos dos celulares pré-pagos. A partir do dia 8, qualquer crédito adquirido terá validade de, no mínimo, 30 dias. Nas lojas próprias e pontos de venda, exceto bancas de jornal, será obrigatório ofertar crédito com validade de 90 e 180 dias.




Promoções – Também foi definido que o cliente antigo deve ter direito às mesmas promoções que são ofertadas ao novo assinante. O regulamento também afirma que o período máximo para contratos de fidelização é de 12 meses.

Informações – Ao contratar um serviço por telefone, as empresas deverão passar todas as informações sobre o plano. O cliente saberá, por exemplo, se recebeu uma oferta temporária e para quanto a fatura vai subir ao término desse prazo e valores de multa de rescisão, reajuste e franquia do serviço. Os dados deverão ser encaminhadas por correio ou e-mail.

Faturas – Se o consumidor contestar o valor ou o motivo de uma cobrança, a operadora terá 30 dias para responder à reclamação. Caso isso não seja feito, a empresa será obrigada a corrigir automaticamente o valor da fatura, se ela ainda não tiver sido paga, ou devolver o valor em dobro, caso já tenha sido feito o pagamento. O cliente poderá contestar faturas emitidas nos últimos três anos.

TSE autoriza início da propaganda eleitoral em todo o país



Com o fim do prazo para todos os candidatos pedirem os registros à Justiça Eleitoral, a campanha começou ontem (6) em todo o país. O primeiro turno das eleições será no dia 5 de outubro, quando 141,8 milhões de eleitores devem comparecer às urnas para eleger deputados estaduais e federais, senadores, governadores e o presidente da República.

Conforme a Lei das Eleições (Lei 9.504/97), os candidatos e as coligações podem contratar serviços autofalantes em suas sedes para promover a campanha das 8h às 22h. Os comícios também estão autorizados das 8h às 24h. Nesse caso, a contratação de artistas e a distribuição de brindes são proibidos.

Também fica proibida a divulgação das candidaturas em painéis (outdoors) espalhados pelas cidades. A propaganda por meio cartazes tem tamanho máximo de 4 metros quadrados. Se a regra não for cumprida, caberá multa que varia de R$ 5 mil a R$ 15 mil e determinação para a retirada imediata dos cartazes.

A propaganda eleitoral na internet também está liberada no site próprio do candidato. É proibida a veiculação paga ou divulgada de forma gratuita em páginas de empresas privadas, sem fins lucrativos, ou públicas.

A fiscalização do cumprimento das regras será feita pelos tribunais regionais eleitorais e pelo Ministério Público Eleitoral. Os eleitor também poderá denunciar o descumprimento das regras por meio dos canais disponibilizados por cada um dos órgãos.

A propaganda eleitoral em cadeia de rádio e de TV terá início somente no dia 19 de agosto. O tempo de cada candidato dentro dos programas será definido de acordo com as coligações que formaram a chapa. No caso dos candidatos à Presidência da República, o TSE marcou uma audiência pública para o dia 18 de julho para definir o horário que os presidenciáveis terão no horário gratuito.

Agência Brasil

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Selecionados na segunda chamada do Sisu têm até hoje para fazer matrícula



Hoje (2) é o último dia de matrícula para os selecionados na segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A lista dos estudantes está disponível no site do Sisu. O prazo para participar da lista de espera vai até o dia 7.

Para evitar contratempos, o candidato selecionado deverá verificar, na instituição de ensino em que foi aprovado, o local, horário e os procedimentos necessários. Caso não cumpra o prazo, perde a vaga.

Aqueles que não foram selecionados em nenhuma das chamadas poderão acessar o boletim pessoal no site do sistema e clicar no botão que confirma o interesse em participar da lista de espera. Também podem integrar a lista os candidatos que foram selecionados na segunda opção de curso, mesmo os que já fizeram a matrícula.

Os candidatos em lista de espera serão convocados pelas instituições a partir do dia 14. A lista é apenas para a primeira opção feita na hora da inscrição.

Nesta edição, foram ofertadas 51.412 vagas em 1.447 cursos de 67 instituições de educação superior federais e estaduais. Segundo o Ministério da Educação (MEC), 1.214.259 candidatos se inscreveram.

O Sisu é o sistema informatizado do MEC no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A seleção é feita duas vezes por ano.




Agência Brasil