Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Se puder, doe agasalhos. Você tem sua casa quentinha. Eles não.



Com frio em SP, 11 mil moradores de rua procuram abrigos




Uma ação da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura de São Paulo recolheu 11 mil moradores de rua na madrugada desta quarta-feira (24) por conta do frio. No total há 63 abrigos públicos que comportam nove mil pessoas na cidade.

Para atender a demanda a prefeitura também criou outros quatro espaços com capacidade para outras duas mil pessoas, além de improvisar mais mil vagas nos abrigos já existentes.

De acordo com a secretaria essa prática é comum para suprir a demanda e evitar que os moradores de rua fiquem expostos ao tempo frio. A maioria das pessoas recolhidas pelo programa de assistência foi encaminhada para o principal abrigo da cidade, que fica na região da Mooca, na zona leste.

Para levar os moradores de rua foram utilizados três ônibus que circularam principalmente pelo centro, onde vivem grande parte dos andarilhos. Como já havia a expectativa para que fizesse muito frio nesta madrugada, as pessoas começaram a ser recolhidas no começo da tarde de ontem.

A iniciativa durou até o fim da madrugada desta quarta-feira e ainda contou com a participação da pastoral de rua da Paróquia São Miguel Arcanjo. Durante as rondas, os assistentes sociais ofereciam abrigo e uma refeição, mas nem todos queriam deixar as ruas para ir para o abrigo.

O padre Júlio Lancelloti participou da iniciativa nesta madrugada e explicou que alguns moradores evitam aderir a iniciativa. "Muitos não querem abandonar seus pertences ou já tem um lugar para ficar. Sempre fazemos a abordagem de forma tranquila explicando a urgência, mas nem sempre os moradores de rua aceitam", disse.

Como ainda há a previsão de frio para esta madrugada, a Secretaria e Assistência e Desenvolvimento Social disse que manterá os ônibus de prontidão e realizará uma nova ação, durante a madrugada, para abrigar os moradores de rua nos abrigos da cidade.




Folha de São Paulo

Procure a prefeitura da sua cidade para conhecer os pontos de doação de agasalhos.

Nenhum comentário: