Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Cidadão politizado participa da vida política do país o ano inteiro

A recente onda de manifestações que tomou o país é o reflexo de uma sociedade que não conseguiu educar para a cidadania diária seus milhões de habitantes. A grande pauta de reivindicações mostra que o brasileiro não está participando da vida política do país com a intensidade necessária.

É compreensível que as pessoas peçam o “fim da corrupção”, mas há de lembrar-se que a mesma é praticada no dia-a-dia por milhões de pessoas, quando o cidadão estaciona o carro em vaga de deficiente, sonega impostos, tenta obter pequenas vantagens ilícitas etc. Precisamos de um currículo escolar que contemple aulas de cidadania, ensinando desde cedo que o político corrupto veio da massa homogênea da população.
Saber o papel do vereador, ter conhecimento que qualquer brasileiro pode e deve assistir a uma sessão da câmara da sua cidade, agendar uma reunião com os vereadores e cobrar da sua prefeitura devem ser situações basilares na vida de uma pessoa.


Se tivermos pessoas bem instruídas, que cobram dos políticos no cotidiano, fazendo que os mesmos cumpram seus papéis de funcionários públicos que são da maneira correta, não precisaremos chegar a um ponto onde manifestações populares legítimas são cooptadas por agendas reacionárias e fascistas, onde paradoxalmente pessoas tentam coibir partidos políticos, legalmente constituídos e que podem existir devido a muitas lutas na democracia. Não duvido que muitos apenas repetem este discurso “antipartidos” por desinformação.

Há de se abrir um debate com educadores, antropólogos, sociólogos, professores e com outros segmentos da sociedade sobre a necessidade de uma agenda educacional onde todos os brasileiros aprendam, desde cedo, que podem e devem participar da vida política da nação, não só cobrando os políticos, mas tomando gosto por debater a política e ocupar os partidos de suas preferências. O brasileiro precisa pesquisar a vida dos candidatos nos anos de eleição, conversar com eles, apresentar propostas, questionar quais são suas bandeiras, verificar se eles são ficha-limpa e depois de eleitos, cobrar de todos as promessas, durante os quatro anos de mandato.
Além de termos as próximas gerações educadas e preparadas para apreciar o debate político e o exercício diário da participação na política, peço que todos tenhamos o hábito de acompanhar de perto o que as esferas do poder estão fazendo.


Acessar os portais de fiscalização do dinheiro público (como o portal da transparência), denunciar irregularidades ao Ministério Público, acessar os sites das prefeituras, câmaras municipais, assembleias legislativas e presidência, questionar saudavelmente o que a mídia publica e sobretudo dar o exemplo na convivência diária na sociedade. Do que adianta o cidadão reclamar que há “políticos corruptos”, se ele desrespeita seus semelhantes no dia-a-dia, ouvindo música alta sem fone de ouvindo, deixando de ceder o lugar para idosos no ônibus, parando o carro em vaga para deficiente, tentando subornar o guarda etc? Atos irregulares de políticos nada mais são do que reflexo de uma sociedade que precisa refletir sobre si mesma e exigir uma educação de mais qualidade, das três esferas de poder (federal, estadual e municipal).


Acesse o Portal da Transparência

Saiba o que está sendo debatido no Senado

Câmara dos Deputados:
Veja o que está fazendo o deputado no qual você votou, se ele comparece às sessões, como ele vota nas pautas importantes etc.


Acesse o site da prefeitura da sua cidade, da Assembleia Legislativa do seu estado e da Câmara Municipal de onde você mora.

Aurelio Moraes

Nenhum comentário: