Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Resenha do filme "Oblivion"




“Oblivion” é um daqueles filmes onde há de se tomar muito cuidado ao escrever uma resenha, pois corre-se o risco de contar mais do que devia, com os amaldiçoados “spoilers”.
O diretor Joseph Kosinski criou um ambiente pós-apocalíptico bastante limpo, que lembra em alguns momentos o clima do consagrado “Eu sou a lenda”.

A história se passa 60 anos após um ataque dos “Scavs”, alienígenas que chegaram já destruindo a nossa lua e detonando a Terra. A humanidade venceu os invasores, mas o custo disto foi nosso próprio planeta. Retirando os últimos recursos naturais antes da mudança para Titã, uma lua de Saturno, Jack Harper (Tom Cruise) tem  uma árdua rotina, consertando drones (versões modernas dos aviões de ataques não-tripulados dos dias de hoje) e combatendo alguns aliens que restaram.  Ele é um oficial veterano que teve a memória apagada por questões de segurança, acompanhado pela bela ruiva Victoria (Andrea Riseborough), sua companheira e navegadora na missão.
Há um grande contraste na fotografia do filme, alternando momentos onde há visuais limpos e futuristas, quase hospitalares, com locais feios e completamente devastados.


 Morgan Freeman aparece surpreendentemente ao longo da trama, com seu jeito sempre “cool” e explicando tudo, como seus personagens costumam fazer. 


Dou um destaque à trilha sonora, cheia de efeitos especiais e timbres de sintetizador que lembram bastante as sonoridades de “Tron”, “Contatos imediatos de terceiro grau” e outros clássicos da ficção científica. Também há boas músicas do Led Zeppelin na trilha, como quando Jack refugia-se em seu esconderijo: um casebre no meio de uma das últimas florestas que restaram, aonde ele vai para descansar e fugir da dura realidade.


A película possui grandes reviravoltas, momentos de romance bastante clichês e alguns erros bizarros científicos, que não chegam a comprometer o enredo.  Apesar de tudo, o filme diverte os fãs do gênero.

Trailer:

2 comentários:

luis.akino disse...

Gostei do filme porque é imprevisivel e cheio de reviravolta, lembrei em certos momentos do filme The moon. Abraço

luis.akino disse...

Gostei muito do filme, em certos momentos me lembrou o filme Moon, http://filmeshunter.com/drama/lunar-moon/

Otima resenha.