Pesquisar este blog

domingo, 21 de abril de 2013

Discurso vira-lata e a patuléia anti-Copa

Deve ser a milionésima vez que eu explico. O orçamento da união possui várias divisões. Investimentos e infraestrutura, esportes, educação etc. Há sempre previsão orçamentária para cada pasta.
Dizer que "tem dinheiro pra Copa, mas não tem para a educação" é uma grande falácia. Para começar, que a responsabilidade do Governo Federal é sobre o ensino superior, que melhorou muito nos últimos anos.
Acontece também que muitas vezes a União envia verbas para cidades e estados (que cuidam do ensino fundamental e médio, respectivamente), mas acontecem desvios no caminho, a verba fica parada por burocracia, prefeitos esquecem de assinar acordos etc.

As pessoas precisam parar de repetir feito papagaio vários mantras criados pelo pensamento de senso-comum e fiscalizarem as coisas de perto, em vez de culparem a Copa e as Olimpíadas por tudo.
Poucas pessoas acompanham o Portal da Transparência, que mostra como é gasto o dinheiro da União.

Outras dicas:
-Visite as escolas do seu bairro. Se ver irregularidades, reclame com o seu vereador ou até com o Ministério Público;

-Cobre do seu deputado estadual melhorias na educação do seu estado. Reúna amigos e se ele for de sua cidade, marque uma visita em seu escritório de trabalho, para cobrar investimentos na educação. Se muita gente fizer isso, funciona. O problema é que as pessoas preferem misturar tudo, culpando Copa, Olimpíada e cotas;

Exemplo prático: O governo Alckmin , em São Paulo, deixou de investir muito dinheiro em melhorias para as escolas do estado e paga um salário miserável aos professores. O que tem a Copa e as Olimpíadas a ver com isso? Nada. Antes mesmo dos eventos serem anunciados, ele já investia pouco e mal na educação.

Neste link, uma coleção de referências sobre alguns investimentos bons feitos pelo Governo Federal na educação, nos últimos anos.

Conclusão: Não fique culpando a Copa e as Olimpíadas por todos os problemas do país.

Copa do Mundo vai gerar injeção de R$ 142 bi na economia brasileira até 2014, aponta FGV.

Conheça os efeitos da Copa e da Olimpíada na economia dos países.

Nenhum comentário: