Pesquisar este blog
sábado, 30 de junho de 2012
Botafogo contrata Seedorf
Seedorf é jogador do Botafogo. Depois de muita espera, o astro deu a resposta positiva neste sábado e a diretoria já prepara uma grande festa que será no dia 7 ou 10 de julho. O meia será o maestro da companhia alvinegra pelos próximos dois anos.
O Botafogo mantém contato desde abril com o jogador e venceu a concorrência de clubes chineses e dos Estados Unidos. O departamento de marketing planeja uma grande ação para explorar a imagem do meia neste período.
Lancenet
sexta-feira, 29 de junho de 2012
Aparelho ajuda a 'escrever' com a mente
Demora e dá um bocado de trabalho, mas aparelhos de ressonância magnética já podem ser empregados para "conversar" usando apenas a força do pensamento.
A tecnologia, descrita por pesquisadores da Holanda e da Alemanha em artigo na revista científica "Current Biology", usa padrões cerebrais específicos para codificar cada uma das letras do alfabeto e mais uma "tecla de espaço" mental.
Dessa forma, usando apenas sua atividade cerebral, voluntários saudáveis na faixa dos 30 anos conseguiram formar palavras e responder perguntas dos cientistas.
Trata-se de uma forma extremamente incômoda e lenta de "telepatia". Mas a técnica tem chance de virar uma importante ferramenta para que pessoas totalmente incapazes de se mexer voltem a se comunicar com o mundo.
Esse problema, conhecido como "síndrome de locked-in" (do inglês "trancado dentro de si mesmo"), é um dos mais aterrorizantes problemas neurológicos.
Por conta de um derrame que afeta as funções motoras, por exemplo, a pessoa tem sua consciência e inteligência preservadas, mas simplesmente não consegue se mexer.
Algumas dessas pessoas têm movimentos residuais, como o dos olhos, que podem ser usados na comunicação, mas em alguns casos nem isso é possível.
No caso de pacientes em situação ainda mais grave, em estado aparentemente vegetativo, o método poderia até ajudar a determinar se, afinal de contas, eles possuem algum grau de consciência.
O sistema criado pela equipe de Bettina Sorger, da Universidade de Maastricht, não é simplesmente uma leitura da letra A quando a pessoa "pensa num A", digamos.
Como não existem medições confiáveis sobre como as letras seriam representadas na atividade cerebral vista pela ressonância magnética, os cientistas precisaram criar um código, baseado em "tarefas" mentais, que correspondiam a certos grupos de letras.
Havia três tipos de tarefas: imaginar um movimento, fazer um cálculo mental ou "falar" consigo mesmo.
A pessoa, além disso, tinha de escolher entre três durações dessa "ação" mental (10, 20 ou 30 segundos) e três tempos de atraso para colocá-la em prática (nenhum atraso, 10 ou 20 segundos).
MÚLTIPLOS DE TRÊS
A combinação de todos esses tipos de variante -- três vezes três vezes três, perfazendo 27 -- chega a um conjunto de 26 letras mais a "tecla de espaço", permitindo a formação de qualquer palavra.
Em laboratório, os voluntários conseguiram responder a perguntas simples dos pesquisadores, como "Onde você passou as suas férias?" ou "Qual é o seu hobby?".
Por enquanto, o processo é de uma lentidão excruciante: em torno de 50 segundos por letra, com taxa de acerto de 82%. Métodos usando eletroencefalograma conseguem resultados com mais rapidez, mas exigem certo grau de treinamento, e os pacientes às vezes não pegam o jeito da coisa. Embora trabalhoso, o
método da ressonância é menos difícil e tem potencial para ficar mais rápido.
Por enquanto, não há perigo algum de que a tecnologia seja empregada para bisbilhotar os pensamentos de outra pessoa sem permissão, escrevem os autores.
"É importante salientar que apenas a ativação cerebral gerada intencionalmente foi empregada para decodificar as letras." Ah, bom.
quinta-feira, 28 de junho de 2012
Terapia genética suprime o desejo por cigarro
Esqueça os chicletes, patches e outros recursos para saciar o organismo com nicotina: a terapia genética pode suprimir o desejo por cigarro impedindo a nicotina de chegar ao cérebro.
Um grupo de pesquisadores coordenado por Ronald Crystal, do Weill Cornell Medical College, em Nova York, selecionou em um rato o anticorpo mais forte contra a nicotina e isolou o gene que o produzia. Esse gene foi então colocado em um vírus carreador adenoassociado, recurso amplamente usado em terapia genética. Quando os pesquisadores injetaram o vírus em um camundongo viciado em nicotina, o fígado do roedor começou a produzir os anticorpos que foram jogados na corrente sanguínea. Esses anticorpos bloquearam 83% da nicotina antes que ela chegasse ao cérebro. Sem a droga, o comportamento do roedor continuou igual, assim como suas funções cardíacas. Dezoito semanas depois, o fígado do camundongo continuou produzindo os anticorpos, o que sugere que a terapia pode ter efeitos a longo prazo.
Até agora, o uso do vírus carreador tem sido testado clinicamente em HIV positivos e pessoas com câncer em estágio terminal. A vacina, se testada em humanos (as pesquisas devem começar em dois anos) e aprovada, poderá ser usada inclusive em crianças para prevenir contra o vício de cigarro. O estudo foi publicado na “Science Translational Medicine”.
Jornal O Globo
Cientistas criam partículas que permitem ficar vivo sem respirar
Isto parece ter saído de um filme de ficção científica: pesquisadores criaram micropartículas que podem ser injetadas direto na corrente sanguínea, para oxigenar seu corpo mesmo que você não possa mais respirar. Este é um dos melhores avanços médicos dos últimos anos, e pode salvar vidas.
Uma equipe do Boston Children’s Hospital desenvolveu as micropartículas, que vão permitir a pessoas com insuficiência respiratória continuarem vivas por 15 a 30 minutos. É tempo o bastante para médicos e a equipe de emergência agirem sem que o paciente corra risco de ataque cardíaco ou danos cerebrais permanentes.
A solução já havia sido testada em animais com falência pulmonar. Quando os médicos injetaram este líquido nas veias do paciente, ele restaurou o oxigênio no sangue a níveis quase normais, dado a eles preciosos minutos adicionais de vida.
Partículas de gordura e oxigênio
As partículas são compostas de gás oxigênio embolsado em uma camada de lipídios, um tipo de molécula que geralmente armazena energia, ou serve de componente para a membrana celular. Lipídios podem ser triglicérides, vitaminas (como A e D) ou – como neste caso – gordura.
Estas partículas gordurosas de oxigênio têm 2 a 4 micrômetros de diâmetro. Elas ficam suspensas em uma solução líquida que pode ser facilmente levada e usada por paramédicos, equipes de emergência e de UTI. Este elixir leva “de três a quatro vezes o conteúdo de oxigênio em nossos próprios glóbulos vermelhos”.
Ideias semelhantes não deram certo antes porque causavam embolia: ou seja, as partículas bloqueavam os vasos sanguíneos, em vez de levar oxigênio pelo corpo. De acordo com John Kheir, médico no Departamento de Cardiologia do Boston Children’s Hospital, eles resolveram o problema usando partículas deformáveis, em vez de bolhas:
Nós resolvemos o problema empacotando o gás em partículas pequenas e deformáveis. Elas aumentam dramaticamente a superfície para troca de gás, e são capazes de passar por capilares onde o gás livre iria ficar preso.
Kheir teve a ideia de uma solução injetada de oxigênio depois de tratar uma garotinha em 2006. Devido a uma hemorragia pulmonar causada por pneumonia, a menina sofreu danos cerebrais graves que acabaram levando à sua morte, antes mesmo que a equipe médica pudesse colocá-la em uma máquina coração-pulmão, que oxigena o sangue e o bombeia de forma temporária.
Pouco tempo depois, Kheir reuniu uma equipe de engenheiros químicos, cientistas de partículas e médicos para trabalhar na ideia, que teve resultados promissores desde o início:
Alguns dos experimentos mais convincentes foram os primeiros. Nós tiramos o sangue uns dos outros, misturamos em um tubo de ensaio com as micropartículas, e vimos o sangue azul [não-oxigenado] se transformar imediatamente em vermelho, bem na frente de nossos olhos.
Parece magia, mas era só o início do que, após anos de investigação, se tornou este líquido que devolve a vida – mesmo que por alguns minutos. [ScienceDaily]
quarta-feira, 27 de junho de 2012
Após polêmica, Facebook tira do ar a função de achar amigos próximos
Tão discreta quanto a chegada da função “Encontre amigos próximos” no aplicativo móvel doFacebook foi a sua retirada do ar. Após acusação da empresa americana FriendThem, que afirma que a rede social teria roubado sua ideia para implantação do recurso de localização, a companhia de Mark Zuckerberg, aparentemente com medo de sofrer um processo, desativou a função poucos dias após seu lançamento.
O serviço que localizava amigos próximos por meio da geolocalização dos smartphones foi lançado na atualização do app do Facebook liberada no domingo (24). Porém, um e-mail de Chales Sankowich, CEO da FriendThem, enviado ao site The Next Webna última segunda-feira (25) garantiu que a função é uma cópia, já que ela teria sido criada pela sua companhia há dois anos, e apresentada ao Facebook em fevereiro. Coincidentemente, alguns meses depois o Facebook compraria uma empresa especializada em localização de contatos chamada Glancee, o que culminou no lançamento do "Encontre amigos próximos".
Um porta-voz do Facebook não quis comentar a retirada da função, mas em um comunicado anterior a empresa afirmou que aquela “não era uma liberação formal do recurso, e sim alguns engenheiros testando o novo produto”. De qualquer forma, a FriendThem já confirmou que está procurando sua equipe de advogados para decidir o problema na justiça.
Techtudo
terça-feira, 26 de junho de 2012
Justiça obriga supermercados a voltarem a distribuir sacolas em SP
A decisão é uma consequência da ação civil pública movida pela Associação Civil SOS Consumidor. A associação contesta a decisão da Associação Paulista de Supermercados (APAS). A Apas quer manter o veto às sacolinhas plásticas e propor reajustes no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que foi derrubado na semana passada pelo Conselho Superior do Ministério Público.
A sentença, proferida por uma juíza da primeira instância, pode ser contestada com recurso. O G1 busca contato com a Associação Paulista de Supermercados (APAS), mas não obteve retorno.
Decisão da juíza
Na decisão, a a juíza Cynthia Torres afirma que entregar embalagens é prática comum. “É notório que a prática comercial costumeira é do fornecimento do lojista de embalagem para que o consumidor leve consigo as mercadorias que adquire, isso ocorrendo em lojas de diversos ramos de atividade”, afirmou na decisão.
A juíza ainda questiona o posicionamento dos supermercados em suas contrapartidas ao fim das sacolinhas. "A solução, portanto, nitidamente onera desproporcionalmente o consumidor. E diga-se de passagem que, não tendo os supermercados adotado qualquer providência para substituir as várias embalagens de plástico que internamente utilizam (lá estão os saquinhos de plástico para separar itens vendidos a granel, como frutas, e levá-los a pesar), não trataram mesmo de implementar adequadamente iniciativa de preservação ambiental, chamando a atenção que a parte que oneraria com exclusividade o fornecedor tenha sido justamente a omitida", escreveu a juíza na sentença.
Entenda o acordo
O acordo que previa o fim da distribuição de sacolinhas plásticas em São Paulo foi derrubado na terça-feira (19) pelo Ministério Público, mas as sacolinhas plásticas não voltaram a ser distribuídas imediatamente. A Apas havia informado que iria manter o veto às sacolinhas e apresentar ajustes no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) em reunião com a Fundação Procon.
Os consumidores que se sentirem prejudicados pela falta das embalagens devem a procurar o Procon, segundo a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em São Paulo. Os supermercados alegam não existir lei específica que obrigue a entrega de embalagem para compras, mas a OAB argumenta que o Código de Defesa do Consumidor prevê que os estabelecimentos prestem serviços "adequados".
Antes da decisão da Justiça, a Fundação Procon informou que iria analisar com o Ministério Público o novo documento elaborado pela Apas com uma alternativa às sacolinhas. Caso a proposta não fosse adequada, “os supermercados deverão oferecer uma alternativa ao consumidor” para levar as compras. Até esta segunda-feira, não havia sido realizada a reunião entre Apas, Procon e MP para avaliar um novo acordo.
segunda-feira, 25 de junho de 2012
Visita ao Camarote da Brahma no Engenhão
Estive, à convite da Brahma, no Camarote da mesma no Engenhão, no jogo Botafogo 1 x 2 Ponte Preta.. Apesar do resultado não ter sido como eu esperava, foi uma grande satisfação ver o grande Jairzinho, Campeão da Copa de 1970 no México.
sábado, 23 de junho de 2012
Mais duas mortes: trabalhador é descartável no metrô de SP?
Antônio José Alves Ribeiro e José Exerei Oliveira Silva foram esmagados, nesta sexta (23), por um guindaste que despencou nas obras da futura estação Eucaliptos na expansão da linha 5-lilás do metrô, em Moema – bairro da capital paulista. O acidente poderia ter sido pior, uma vez que dezenas de trabalhadores estavam no local. Com eles, já são 12 mortos, nos últimos anos, nas obras do metrô de São Paulo.
De acordo com Eduardo Geraque, da Folha de S. Paulo, o metrô informou que vai apurar as causas do acidente e dar assistência às famílias, mas isso não vai comprometer o cronograma de entrega, no segundo semestre de 2015. Neste trecho, a responsabilidade pela construção é das empresas Heleno & Fonseca, Triunfo e Iesa.
Em janeiro de 2007, sete pessoas morreram após serem engolidas por uma cratera aberta no locam onde hoje fica a estação Pinheros da linha 4 do metrô de São Paulo. O consórcio Via Amarela (Odebrecht, OAS, Queiroz Galvão, Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez, Alston) chegou a culpar a natureza, o terreno, as chuvas, rochas gigantes, o Imponderável da Silva, enfim, grandes forças malignas do universo contra as quais He-Man e She-Ha lutavam, pela tragédia.
Em um momento em que paulistanos (pelo menos parte de seus moradores conectados a redes sociais) voltam as atenções para o metrô e protestam por um transporte coletivo de qualidade, o poder público se esforça para continuar demonstrando que o desenvolvimento urbano tem que ser feito na base do suor e sangue alheio. Nenhum benefício trazido à população é capaz de justificar a morte de trabalhadores e de outras pessoas inocentes causada por processos mal conduzidos, aliados à pressa e à pressão por economia de recursos.
A linha 4-amarela, sob a responsabilidade da iniciativa privada, colecionou cadáveres. Além dos sete já citados, em outubro de 2006, um operário morreu soterrado após um túnel de 25 metros de profundidade na futura estação Oscar Freire desabar. Os responsáveis pela obra, na época, negaram-se a dar qualquer justificativa. Em fevereiro do ano passado, um engenheiro de um empreiteira terceirizada morreu eletrocutado com uma descarga de 20 mil volts enquanto trabalhava nas obras da linha 4. O Metrô informou que, “por intermédio do Consórcio Via Amarela, tomará todas as providências cabíveis e dará todo o apoio necessário à família”. Tipo: “foi mal aê”.
Um operário morreu no dia 13 de dezembro de 2011 nas obras de expansão da linha 2-verde, que hoje liga os bairros de Vila Prudente e Vila Madalena, quando uma barra de metal de quase uma tonelada caiu de um guindaste e o atingiu próximo na zona Leste. A empresa Galvão Engenharia, falou em “fatalidade”.
Na hora de inaugurar uma estação de metrô, políticos sorriem muito branco. Mas na hora de encontrar responsáveis por óbitos, de discutir obras apressadas ou mal feitas, todos desaparecem rapidamente, feito os ratinhos que vivem nos túneis de trem. Ou dão sorrisos amarelos ao lançar a frase-mor da enrolação no Brasil: “uma comissão será criada para analisar o ocorrido”. Traduzindo: “ei, fala com minha mãozinha, fala”.
E como trabalhador procurando emprego tem aos montes, continua sendo matéria-prima descartável. Morre um, tem logo outro para assumir o lugar.
quinta-feira, 21 de junho de 2012
Repórter Record denuncia gastos da prefeitura de São José dos Campos com animais no Pinheirinho
O dinheiro foi mal gasto, muitos cães morreram em circunstâncias misteriosas e tantos outros desapareceram. É urgente uma atitude do Ministério Público.
quarta-feira, 20 de junho de 2012
Maluf e a ditadura militar
Paulo Maluf foi prefeito de São Paulo durante a fase mais grave da repressão. Nomeado por influência direta do governo militar, ordenou a construção do cemitério de Perus, projetado especialmente para indigentes e que tinha quadras marcadas especificamente para os “terroristas”.
O projeto original do cemitério previa um crematório, mas a prefeitura desistiu após a empresa contratada ter estranhado o plano, que não previa um hall para orações, por exemplo.
A prefeitura chegou a fazer gestões visando mudar a legislação para cremação, para dispensar a autorização da família para o procedimento, possibilitando a cremação de indigentes, mas não teve sucesso.
Fonte: Conversa Afiada
Foto de Lula e Maluf provocou repulsa, afirma Erundina
A deputada Luiza Erundina (PSB) afirmou nessa terça-feira, 19, que a foto em que Lula e Fernando Haddad aparecem ao lado de Paulo Maluf nos jardins da casa do deputado do PP em São Paulo "provocou repulsa". "Fui bombardeada nas redes sociais", afirmou a deputada federal, ao comentar decisão de não aceitar mais ser vice do petista na disputa pela Prefeitura de São Paulo.
O Estado de SP
A foto do ex-presidente Lula com o deputado Paulo Maluf nos jardins pesou na decisão?
A aliança com esse quadro sistema político exaurido que está aí é norma mesmo quando não há identidade ideológica. Mas a foto provocou repulsa, uma reação em cadeia. Fui bombardeada nas redes sociais.
Lula agiu mal ao fazer o gesto de visitar o ex-prefeito Maluf em sua casa?
O gesto de Lula foi ruim. Nós que temos história de militância temos responsabilidade de qualificar o processo eleitoral, temos que ter um cuidado para não estragarmos a prática política.
O que a senhora quis sinalizar com a sua saída da chapa?
Engrandecer este homem no momento em que queremos passar a limpo o regime militar, o regime da ditadura, não dá, não dá. O Maluf atuou na ditadura e quando eu fui prefeita, 22 anos atrás, encontrei uma vala clandestina no cemitério de Perus, com 1049 corpos, sendo cinco corpos de desaparecidos políticos... Subir no palanque com ele, não vou.
Não dava para permanecer na chapa...
Não permanecer na chapa é não aceitar a lógica política do vale-tudo que predomina no país todo. Isso só se resolve com reforma política, mas política tem um simbolismo. Eu faço política com uma preocupação de ordem pedagógica. Tanto podemos educar como deseducar. Nós da geração que está passando não podemos aceitar práticas políticas condenáveis que afastem a juventude do processo político.
A senhora acha que o PT trocou sua presença na vice-prefeitura por um 1m35s de tempo de TV na eleição municipal?
O Haddad vinha me procurando, me ligou, fez apelos para eu ficar na chapa. Mas atualmente há de fato uma supervalorização do marketing político eleitoral, do tempo de TV. Isso é desproporcional. O marketing é um fator importante, mas não é determinante. O Maluf traz 1m35s de tempo de TV, mas não tem contribuição a dar.
Fora da chapa, a senhora vai ter uma atuação de mesmo peso na campanha do petista?
Claro que não. Não terei a mesma presença, mas vou me dedicar a campanha. Eu aderi ao projeto, porque o Haddad é o melhor candidato e a proposta dele é viável para termos um governo interessante na cidade de São Paulo.
A Farsa Global do Ricardo Felício
Crítica ao discurso contraproducente do professor da geografia da USP, Dr. Ricardo Augusto Felício, que afirma que não existe aquecimento global:
terça-feira, 19 de junho de 2012
Haddad, Maluf e o PT
Nestes recortes de jornal de época, vemos o que Lula já falou sobre Maluf e vice-versa. Sob o argumento da campanha em si, pode ser dito que com a aliança malufista, Haddad terá ao seu lado muitos candidatos a vereador que farão campanha para ele, além de mais tempo de TV.
Mas e o que simboliza tudo isso?
Pode ser utópico, mas espero ainda ver novamente acordos políticos baseados em bandeiras históricas em comum e coerência, sem serem necessárias alianças ilógicas.
Lula precisou se aliar ao Collor, ao Sarney e agora ao Paulo Maluf. Soa estranho.
Abaixo as alianças como estes nomes tão espúrios.
Lula, Maluf, Erundina e o que sobrar de nós
Nem todo político é ladrão. E nem todo eleitor é ignorante. Mas que a turma teima em colocar a farinha no mesmo saco, ah, isso é um hábito cada dia mais constrangedor. Fica difícil evitar a indignação (ou segurar a gargalhada) quando vemos Lula, Maluf e Erundina armando o mesmo palanque.
O responsável involuntário por levantar essa lona de circo de horrores é o candidato do PT à prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad. Graças à inexpressividade eleitoral do ex-ministro do Enem, o PT está correndo em busca de coligações que garantam o máximo de tempo no horário eleitoral.
Eis que surge o PP, partido da base aliada do governo federal, mas que na capital paulista segue sob o comando do único político brasileiro foragido da Interpol. Ele, Paulo Maluf, a lenda urbana que renasce das cinzas graças à essa aliança nascida de um conto de terror.
Como de bobo Maluf não tem nada, exigiu receber Lula em sua casa para formalizar a união. E ainda tem gente que implica com casamento entre homossexuais. Pouca vergonha é outra coisa, como podemos testemunhar.
Não faltarão dos envolvidos aqueles argumentos pálidos e cabisbaixos. Pragmatismo em português deriva de praga, só pode ser. E política, no Brasil, é um pasto tomado por ervas daninhas, vermes e parasitas. Terra arrasada.
Em algum momento talvez tenhamos que ver Erundina e Maluf lado a lado, como se a política brasileira fosse um pesadelo que não nos deixa acordar para a tão sonhada democracia. Sabe aquela feita de direita, esquerda, liberais, conservadores, cada qual cuidando do seu canto, sempre limpinho e arejado.
Pois é. Nem todo político é igual. E nem todo eleitor é ingênuo. Se uma dessas frases for verdadeira, já está de bom tamanho. Só nos resta ser pragmáticos.
Blog do Provocador-R7
Atualização- 19 de junho (terça):
Conforme indicava, Erundina deixou o cargo de vice na candidatura de Haddad.
segunda-feira, 18 de junho de 2012
Resenha do filme "Prometheus"
Em Prometheus, a ficção rasga as evidências científicas mais uma vez, para cumprir sua missão de entreter e aterrorizar, no prelúdio de Alien – O Oitavo Passageiro. Na trama, Ridley Scott conta a história de uma expedição científica espacial que busca “ os criadores da vida”.
Para criar o mote do roteiro, Scott homenageia declaradamente o pesquisador doido alemão Erich von Däniken, autor do livro “Eram os Deuses Astronautas?”, onde ele afirma que pinturas rupestres pré-históricas em cavernas com desenhos de criaturas gigantes são provas de que alienígenas estiveram na Terra e que eles possivelmente nos criaram – é exatamente isto que os cientistas Elizabeth Shaw (Noomi Rapace) e Charlie Holloway (Long Marshall-Green) descobrem no filme.
A novidade motiva Meredith VIckers (Charlize Theron), das indústrias Weyland, a financiar uma missão científica ao planeta dos “engenheiros” (como eles chamam esses alienígenas”, na nave da empresa de seu pai, Peter, que supostamente já teria morrido (ou não?).
Toda tripulação está ali apenas pelo dinheiro – só os dois cientistas protagonistas estão na empreitada apenas pelo conhecimento e uma tensão sexual permeia o ar, como quando o piloto à nave pergunta se Meredith, a fria loira, é um robô. Ela sente-se provocada e intima-o a encontrá-la no seu quarto. Já o robô David (Michael Fassbender) vive o conflito de ter sido criado pelos humanos e não ter emoções, o que rende diálogos interessantes com os outros personagens.
A parceria entre Scott e o suíço H.R. Giger, criador do desenho do alien original, funciona novamente, com a criação de cobras falidas e o “engenheiro”, retratado com características bastante humanas.
O filme não tem a Ellen Ripley do Alien original, mas Shaw cumpre bem o papel de "vítima que fica grávida de um extraterrestre" – a maneira como isto ocorre é fruto de uma grande conspiração, cujos motivos não ficam claros no filme. A cena do parto é impressionante, realizada em uma máquina futurista de operações cirúrgicas.
A trilha sonora de Marc Streintenfield se encaixa muito bem à película, com a música-tema sempre tocando com variações nos momentos cruciais.
Mesmo com equívocos que fariam Charles Darwin se descabelar (como os “engenheiros” possuem código genético igual ao do ser humano?), “Prometheus” empolga na ação e nas cenas de ficção-científica de terror. Algumas pontas na trama ficam soltas, o que não é de se espantar em um filme onde Damon Lindelof, produtor de Lost, está no roteiro. Isto não compromete, mas algumas coisas poderiam ser melhor explicadas. O final da história deixa brecha para uma continuação, com mais coisas a serem esclarecidas antes do Alien original, de 1979.
Considerando tudo isto, a película merece nota 7 e vale o ingresso. Trailer:
domingo, 17 de junho de 2012
Botafogo 2 x 1 Internacional
O time teve calma e mostrou que poderia, sim,poderia ter conquistado a Copa do Brasil e o Campeonato Estadual. Falta um atacante matador, pois Herrera marca, é esforçado, mas não é ainda este grande atacante que a equipe necessita.
Calma, tranquilidade e atenção são os ingredientes para o Botafogo galgar as primeiras posições na tabela.
Loco Abreu
Estranho o pedido de dispensa de Loco Abreu, aparentemente sem justificativa. Seu time, o Nacional, foi campeão no Uruguai, no último sábado.
Suspeito que ele foi assistir ao jogo. O fato é que ele não está mais nem aí para o Botafogo e tem gente que idolatra-o por causa de 2010 ainda.
sexta-feira, 15 de junho de 2012
Liu Yang será a primeira mulher chinesa a ir ao espaço
Liu e os dois astronautas homens ocuparão seus postos no foguete que irá decolar da base de Jiuquan, no deserto de Gobi, para uma viagem que tem como objetivo acoplar a nave ao módulo espacial chinês Tiangong-1, atualmente em órbita ao redor da Terra.
"Três astronautas, dois homens e uma mulher", Liu Yang, "estarão a bordo da nave Shenzhou IX", anunciou a agência oficial de notícias China Nova.
Os astronautas escolhidos fazem parte de uma seleta lista divulgada pelas autoridades chinesas. Nessa lista, Liu era acompanhada por Wang Yapin, outra piloto de caça de pouco mais de 30 anos de idade, e também dona de uma trajetória absolutamente brilhante.
De acordo com informações divulgadas nesta quinta-feira, Wang Yapin demonstrou toda sua capacidade no comando de sua aeronave em "dois importantes acontecimentos recentes", incluindo voos para manipulação de nuvens a fim de evitar chuvas durante os Jogos Olímpicos de Pequim em 2008.
Em maio de 2008, após o potente terremoto que causou milhares de mortes na região de Sichuan (sudoeste), participou da entrega de ajuda humanitária.
Sobre Liu, a imprensa chinesa apenas mencionou como chamou atenção pelo sangue frio que demonstrou no dia em que seu avião se chocou contra uma nuvem de pombos. Apesar dos pequenos danos sofridos pela nave, a jovem conseguiu contornar a situação e aterrissar sem inconvenientes.
Segundo a imprensa chinesa, Liu nasceu em Zhengzhou, na província de Henan, e entrou para a escola de aviação militar em 1997. Considerada uma aluna exemplar, se destacou também em equipes de voleibol nas escolas por onde passou.
"No caso das astronautas chinesas, é um clássico que comecem como pilotos na força aérea. Todos os astronautas chineses têm essa experiência em comum", explicou à AFP Morris Jones, um especialista australiano em questões espaciais.
Segundo Jones, Liu e Wang seguiram um treinamento acelerado para participarem das operações na estação.
"Acredito que tenham tido um treinamento intensivo e que certas matérias não tão essenciais não tenham sido ensinadas. Essas mulheres estão prontas para ir ao espaço, mas não foram instruídas no mesmo nível que um astronauta completamente formado", comentou.
A missão Shenzhou ("Nave divina") IX consistirá no acoplamento manual ao módulo Tiangong-1 ("Palácio celeste"). Ela integra o programa com o qual a China pretende passar a ter um módulo espacial permanente de hoje até 2020.
A China será o terceiro país, depois da União Soviética e dos Estados Unidos, a enviar uma mulher ao espaço com tecnologia própria.
Pequim efetuou seu primeiro voo espacial tripulado em outubro de 2003, com Yang Liwei.
Meus parabéns à República Popular da China, que investe pesadamente em tecnologia, de maneira objetiva e quebra de maneira importante a hegemonia que os Estados Unidos gostam de impor na conquista do espaço. Que cada vez mais nações consigam feitos assim, para o bem da humanidade.
Dica interessante - Primeiros Socorros para Cães
Este video faz parte de uma série feita pela Editora Atheneu sobre os cuidados que se deve ter na abordagem de um animal que sofreu algum tipo de acidente.
Os vídeos foram ministrados pelo Prof. Rogério Cury, autor do livro Procedimentos de Primeiros Socorros para Cães. Além de ser de grande valia até mesmo para estudantes de veterinária, na minha opinião é um livro essencial para aqueles proprietários cuidadosos que tem nos cães seus principais companheiros. Possui um ótimo texto de cunho prático, trazendo várias fotos ilustrativas sobre o tema e consequentemente ajudando a esclarecer as principais dúvidas que qualquer pai ou mãe de um animal de estimação pode ter sobre os cuidados imediatos de um cão acidentado, sendo uma ótima alternativa para você sugerir à seus clientes.
Afinal, ninguém merece proprietários que fazem o que devem e não devem com o paciente, não é mesmo? Outras sugestões de livros são muito bem vindas nos comentários!
Confira os outros vídeos no blog Vet da deprê.
Contribuintes do primeiro lote do IR 2012 podem sacar dinheiro
Os contribuintes com direito à restituição incluídos no primeiro lote do Imposto de Renda Pessoa Física 2012 podem sacar o dinheiro no banco a partir de hoje (15). Foram liberadas também restituições de declarações dos anos de 2011, 2010, 2009 e 2008, que estavam na malha fina. O lote multiexercício é o maior da história, segundo a Receita Federal. O valor total das restituições chega a R$ 2,5 bilhões.
A consulta ao lote foi liberada no último dia 8 na internet, no endereço www.receita.fazenda.gov.br. É possível também obter informações por meio do Receitafone, no telefone 146.
Do exercício de 2012, serão creditadas restituições para um total de 1.844.881 contribuintes, com correção de 1,74 %. Desse total, 1.467.209 foram beneficiados pelo Estatuto do Idoso. Nos lotes de 2008, 2009, 2010 e 2011, segundo a Receita Federal, foram feitas correções de 43,17%, 31,10%, 22,64% e 12,49% respectivamente.
De acordo com a Receita Federal, caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá ir a qualquer agência do Banco do Brasil para requerer a restituição ou ligar para a central de atendimento do banco por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (deficientes auditivos), para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.
Agência Brasil
quinta-feira, 14 de junho de 2012
Sharp desenvolve aparelho portátil que faz exames médicos em minutos
Mas um novo aparelho pode amenizar esse problema. A Sharp Labs Europe, em parceria com a Univesidade de Southampton, na Inglaterra, criou o Microfluidics, um dispositivo que pode ser pequeno no tamanho, mas é capaz de realizar uma bateria de exames médicos e exibir diagnósticos para os usuários.
Tudo o que a máquina precisa para funcionar são duas gostas de sangue, que devem ser colocadas em pequenas entradas. Uma vez depositada as amostras, o sistema inteligente divide as gotas de fluido em pequenos compartimentos que serão expostos a uma série de reações químicas diferentes e controladas. Por fim, o aparelho leva apenas alguns minutos para fazer e avaliar os testes.
O projeto é ambicioso, e os cientistas esperam contribuir para que a medicina possa salvar mais vidas. Contudo o Microfluidics só deve se tornar mais comum daqui cinco ou dez anos.
quarta-feira, 13 de junho de 2012
terça-feira, 12 de junho de 2012
Eletropaulo está entre as piores distribuidoras de energia elétrica
As duas maiores distribuidoras de energia elétrica, Eletropaulo e Light, ficaram entre as dez piores concessionárias do Brasil em 2011. O dado consta do primeiro ranking de continuidade do serviço elaborado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que mostra o desempenho das 63 empresas do setor. A melhor concessionária foi a Coelce, do Ceará.
O ranking foi dividido em dois grupos: um das grandes companhias, com mercado anual superior a 1 terawatt hora (TWh), e outro das pequenas distribuidoras, com mercado abaixo de 1 TWh. Entre 33 empresas do primeiro grupo, a concessionária paulista ficou em 23.º lugar e a Light, no antepenúltimo lugar. A pior distribuidora foi a Centrais Elétricas do Pará (Celpa), que está em processo de recuperação judicial, desde fevereiro.
Para elaborar o ranking, a Aneel comparou os indicadores de qualidade – tempo e frequência que o consumidor ficou sem luz entre janeiro e dezembro do ano passado – das empresas com os limites estabelecidos para cada uma. O objetivo, segundo a agência reguladora, é dar transparência à gestão dos indicadores nacionais – que nos últimos anos tiveram piora significativa – e envolver a sociedade nesse processo.
Os consumidores da Eletropaulo ficaram 10,36 horas sem energia em 2011.
Consumidores
Na avaliação da advogada e consultora da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste), Flávia Lafevre Guimarães, o resultado do ranking já era esperado, especialmente em relação à AES Eletropaulo. “Isso se deve a uma série de resoluções e parâmetros de qualidade muito complicados que a Aneel estabeleceu. Esses parâmetros permitiam que as empresas usassem desculpas absurdas para justificar a falta de investimento e as constantes quedas de energia como ‘situações de emergência’ e ‘dias críticos’. O resultado disso é a baixa qualidade do serviço de distribuição.”
Empresa não cumpre metas
A AES Eletropaulo – responsável por 98% da fiação aérea da capital – e a prefeitura descumprem a Lei 14.023/05, que determina que toda a rede de cabeamento aérea deve ser transferida para redes subterrâneas. A lei determina que devem ser enterrados até 250 quilômetros da rede por ano. E as metas estabelecidas pela empresa são ridículas: cumpriu 1,3% do necessário em 2011, e pretende enterrar somente 1,8% em 2012. O estarrecedor é que a própria Eletropaulo informa que, se os cabos fossem subterrâneos em São Paulo, 70% dos apagões poderiam ser evitados – causados por queda de galhos (52%), pipas e balões (9%), acidentes de carros (8%) e raios (1%).
Deputados do PT cobram solução
Há tempo, os deputados da Bancada do PT na Assembleia Legislativa cobram uma maior fiscalização por parte da Arsesp - Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo. Em convênio, que data de 1998, a Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica - delega à Arsesp a responsabilidade de fiscalizar.
Os parlamentares petistas também lembram que os lucros da empresa saltaram de R$ 376 milhões no ano de 2006 para R$ 1,3 bilhão em 2010 e que não há justificativa da Eletropaulo para que os investimentos não sejam feitos.
Alckmin privatizou Eletropaulo
A Eletropaulo, que já pertenceu ao governo paulista, foi privatizada entre 1998 e 1999, quando Alckmin era coordenador das privatizações do governo Mario Covas (PSDB). Foi Alckmin quem conduziu a venda da Eletropaulo e permitiu que a americana AES, grande produtora de energia, mas com pouca experiência em distribuição (só atuava como distribuidora em um único lugar), assumisse o controle da estatal paulista.
*com informações Agência Estado e PT Alesp
domingo, 10 de junho de 2012
sexta-feira, 8 de junho de 2012
ONU e teles querem criar tarifa sobre acessos ao Google e Facebook fora dos EUA
A ONU está planejando criar uma nova taxa de Internet que poderá dificultar o acesso a sites de alto tráfego, como Google, Facebook e Netflix , especialmente pelos usuários de países em desenvolvimento, como o Brasil. A ideia estaria presente em um documento vazado da União Internacional de Telecomunicações (ITU), organização responsável por padronizar e regular as ondas de telecomunicações do mundo.
O projeto é apoiado por um grupo representado por empresas de telecomunicações de 35 países, que estão pressionando a ITU para que essas taxas sejam cobradas dos sites. Os pesados impostos, estimados em bilhões de dólares, causariam prejuízos ou diminuiriam o lucro de sites como o Netflix, que consomem grande quantidade de dados e seriam obrigados a armazenar seus vídeos em servidores mais próximos aos clientes para pagar menos taxas. Serviços menores, no entanto, não teriam recursos financeiros para pagar servidores em outros países.
A proposta afeta a neutralidade da rede, um princípio que defende o livre acesso às informações disponíveis na Internet. Com o novo imposto, sites populares pagariam altas taxas para continuar funcionando em terras internacionais, fora dos EUA. O documento também inclui negociações secretas que podem alterar os padrões da web e permitir que governos de vários países monitorem as atividades online da população, além de restringir o acesso a determinados sites.
De acordo com Robert Pepper, vice-presidente de tecnologias globais da Cisco, os serviços com infraestrutura nos Estados Unidos acabariam rejeitando conexões de usuários de países em desenvolvimento, já que os custos de comunicação não compensariam. Sally Shipman, gerente sênior de políticas públicas na Internet Society, acredita que o projeto pode criar "incertezas comerciais e jurídicas".
Esta não é a primeira vez que um projeto do tipo é proposto. Em 1999, um relatório da ONU sugeria a criação de uma taxa para envio de e-mails em países em desenvolvimento. Em 2010, uma ideia semelhante também foi proposta, mas recusada dias depois.
Techtudo
quinta-feira, 7 de junho de 2012
Fãs da série 'Star Trek' vão construir a nave USS Enterprise
No site buildtheenterprise.org, Dan relata que está cansado do quanto os programas espaciais da atualidade não alcançam grande avanços, e que a montagem de uma nave de uma das séries mais adoradas pelos nerds seria uma boa maneira de fazer com que as coisas funcionem de verdade. Para Dan, o protótipo poderia se transformar em realidade dentro de 20 anos, sendo capaz de viajar à Lua em três dias e a Marte em três meses.
Além disso, o engenheiro acredita que o design da Enterprise é "realmente funcional", já que seu formato em disco abriga um recurso chamado "roda de gravidade", que gira constantemente para fornecer gravidade para a tripulação. O fã também sugere unidades de propulsão elétrica de íons que usam reatores nucleares para o fornecimento de energia.
"Ela terá gravidade como as naves futuras e poderá ser confortável no espaço. Ela terá uma ponte onde o capitão e tripulantes poderão controlar a gravidade", explica. Cada detalhe do empreendimento tem sido planejado com extremo cuidado, incluindo a blindagem exterior, bem como o esboço das primeiras dez missões e problemas políticos que terão de ser superados.
Para financiar o projeto, Dan quer a ajuda do governo dos Estados Unidos. Caso a ideia seja custeada pelo país, o engenheiro fã de Star Trek afirma que uma nova nave poderá ser produzida a cada 33 anos.
terça-feira, 5 de junho de 2012
Nextel não poderá mais vender serviços para pessoas físicas em SP
O Tribunal de Justiça de São Paulo tomou nesta terça (5) uma decisão favorável à TIM Participações, em ação movida contra a Nextel sobre publicidade e venda de serviços a indivíduos pessoas físicas, informou a empresa do grupo Telecom Italia nesta terça-feira.
Segundo o TSP, a Nextel somente poderá a partir de agora vender serviços para pessoas jurídicas, ou a grupos de pessoas físicas ligados a uma atividade específica, e não a pessoas físicas individualmente, de acordo com nota.
Isto ocorre porque a Nextel é autorizada apenas a prestar serviço móvel especializado (SME), e não serviço móvel pessoa (SMP), ambos regulados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Além disso, a empresa terá de especificar em seus materiais publicitários sobre o assunto, informando sobre a necessidade de o cliente ser parte de um grupo especializado, ou ser pessoa jurídica, para contratar os serviços.
A companhia do grupo NII Holdings tem 30 dias para se adequar à decisão a partir de 31 de maio, passível de multa diária de 80 mil reais em caso de descumprimento.
Consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2012 sai nesta sexta (8)
A Receita Federal deve liberar na próxima sexta-feira (8) a consulta ao primeiro lote regular da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2012. Este ano, aproximadamente 25,24 milhões de contribuintes enviaram a declaração. No ano passado, 24,3 milhões de pessoas físicas entregaram o documento.
A liberação das restituições no banco começa em 15 de junho e vai até 17 de dezembro, com lotes regulares liberados a cada mês.
Embora a prioridade seja para quem tem mais de 60 anos e quem preencheu a declaração corretamente, nada impede, segundo o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, que outros contribuintes sejam incluídos nos primeiros lotes de restituição. O prazo para a entrega da declaração terminou no dia 30 de abril.
Para saber se teve a restituição liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita Federal na internet ou ligar para o Receitafone 146.
De acordo com a Receita, os contribuintes com direito à restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) podem receber o aviso da liberação do dinheiro por mensagem de texto enviada para o telefone celular, previamente cadastrado. A mensagem será remetida sempre que a restituição for disponibilizada para resgate.
O contribuinte poderá cancelar ou alterar o número do celular para o recebimento da mensagem SMS por meio de cadastro feito pela internet.
Agência Brasil
segunda-feira, 4 de junho de 2012
Projeto quer acabar com o voto obrigatório no país
A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados vai analisar uma proposta que pretende acabar com a obrigatoriedade do voto no país. Caso seja aprovada, a PEC 159/12 (Proposta de Emenda à Constituição) irá estender a todo eleitorado o dispositivo do voto facultativo — atualmente, restrito a analfabetos, maiores de 70 anos e pessoas entre 16 e 18 anos de idade.
De autoria do deputado Filipe Pereira (PSC-RJ), o texto é um dos temas que integra o debate sobre a reforma política, além outras 40 PECs que pretendem tornar o voto facultativo.
Para o deputado, a maioria das pessoas só vai às urnas para provar que votou e não receber as sanções impostas pelo Estado. “Dessa forma, o número de votantes será diretamente proporcional à conscientização política desenvolvida pela população”, projeta Pereira.
O parlamentar também alega que a mudança pode trazer impactos para as campanhas políticas. “Cada candidato terá que convencer as pessoas a votarem nele, com argumentos consistentes e programas de governo factíveis de serem realizados.”
Na leitura de Pereira, o sistema eleitoral vigente no Brasil permite que alguns políticos se aproveitem de pessoas mais pobres e menos informadas, utilizando o voto como moeda de troca.
“Esse comportamento pode ser considerado muito grave em um país como o nosso, devido à quantidade de cidadãos sem consciência política”, interpreta.
A CCJ vai analisar a admissibilidade da PEC, para constatar se não há inconsistências legais e formais. Caso seja aprovada, a proposta seguirá para a análise de uma comissão especial antes de ser levada para votação no plenário da Câmara, em dois turnos.
Comentário:
Vejo a questão dos dois lados: Por um, há o tema "liberdade" de votar ou não. No outro, tenho receio que apenas alguns grupos mais esclarecidos votem, deixando de fora parcelas importantes da população, que simplesmente não compareceriam mais para votar. Não sei se há consciência política no país para o voto ser facultativo, hoje em dia. O problema da compra de votos, sobretudo em lugares mais pobres, poderia tornar-se crônico.
Vejo a questão dos dois lados: Por um, há o tema "liberdade" de votar ou não. No outro, tenho receio que apenas alguns grupos mais esclarecidos votem, deixando de fora parcelas importantes da população, que simplesmente não compareceriam mais para votar. Não sei se há consciência política no país para o voto ser facultativo, hoje em dia. O problema da compra de votos, sobretudo em lugares mais pobres, poderia tornar-se crônico.
Assinar:
Postagens (Atom)