Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de março de 2015

Sociedade, corrupção e cidadania



Cidadania não deve ser só cantar o hino em dia de jogo ou de manifestação. É ceder o lugar para o idoso no ônibus, é ajudar o próximo, é doar sangue, é fazer um ato diário de contrição com o que fazemos e deixamos de fazer. Nossa sociedade está fazendo isto?
Não adianta protestar "contra a corrupção", de qualquer governo, se comete atos de corrupção no cotidiano. Furar fila, sonegar impostos, parar o carro em vaga de deficiente ou idoso, não dar lugar para idoso no ônibus, falsificar atestado médico, mentir na hora de receber o troco (dizendo que está faltando sem realmente estar).
Não que uma coisa justifique a outra. Mas o que a sociedade anda fazendo? A sociedade brasileira anda cometendo atos de corrupção, no cotidiano? O que acontece em qualquer governo é reflexo do que e de onde?
As pessoas andam acompanhando as sessões das Câmaras Municipais, de suas respectivas cidades?
Sabem como é gasto o dinheiro enviado pelo Governo Federal para as prefeituras?
Elas conhecem as leis? Conhecem o Portal da Transparência, do Governo Federal?

Elas sabem o que é de responsabilidade do prefeito, do governador e da presidenta?
A socidade tem conhecimento de como funcionam os Três Poderes?

A nossa sociedade está fazendo essas coisas? De longe não justifica a corrupção em qualquer governo, de qualquer partido, mas o que acontece na política é reflexo de uma sociedade- Qualquer uma.
Qualquer manifestação democraticamente e ordeira é natural em uma democracia , mas a sociedade precisa saber se cobrar e ampliar as cobranças.

Nenhum comentário: