Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de março de 2015

Passeios: São Francisco Xavier- São Paulo

Fotos de Aurelio Moraes:







A origem de São Francisco Xavier está ligada ao fato de a localidade ter sido passagem e pouso de tropeiros que vinham de Minas Gerais para comercializar seus produtos em São José dos Campos.

O Distrito foi criado oficialmente por meio da Lei Estadual nº 59, de 16 de agosto de 1.892. Por longo tempo a economia de sobrevivência foi exclusivamente agropecuária.

Situado ao norte do município, com 322 km² de área, São Francisco Xavier possui uma paisagem privilegiada, com fortes declives e grandes altitudes cuja culminância é o Pico de Selado, com 2.082 metros, de onde se avistam as cidades vizinhas, compondo um relevo harmonioso de montanhas e vales.

O Distrito de São Francisco é considerado uma Área de Proteção Ambiental Federal, por fazer parte da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul.

Em nível municipal, o Distrito é amparado pela Lei nº 4.212 de 24 de junho de 1.992, que vincula o uso e ocupação do solo ao bem estar da população e à preservação ambiental.

São Francisco Xavier agora também é APA Estadual (Área de Proteção Ambiental) pela Lei n° 11.262, de 8 de novembro de 2.002.

Raio X

O Distrito está a 720 metros de altitude e a uma distância de 54,8 km de São José dos Campos.

Ainda mantém a característica de um pequeno povoado do interior, estando perfeitamente integrado ao seu modo de vida, inclusive com a manutenção de algumas tradições tais como: o artesanato típico da região e festas religiosas que atraem um número expressivo de pessoas.

São Francisco Xavier possui várias trilhas para caminhadas e para “mountain bike”. Também há uma rampa de voo livre e vários pontos com altitudes apropriadas para praticar “paraglider”.



Conta ainda com diversos rios e córregos apropriados para a canoagem.

Fonte: Prefeitura de São José dos Campos







Nenhum comentário: