Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Resenha do filme "Thor - O Mundo Sombrio"



Algumas continuações conseguem ser melhores que o primeiro filme. É o caso de "Thor - O Mundo Sombrio", com cenários bonitos, humor  nos momentos certos e cenas de lutas muito bem dosadas.

A história começa logo após os eventos de "Os Vingadores", quando Loki (Tom Hiddleston) está preso em Asgard, que comemora a pacificação dos Nove Reinos após as últimas batalhas.
Eis que surge uma antiga ameaça: Malekith, O Maldito (Christopher Eccleston, famoso por seu papel em Doctor Who), o rei dos Elfos Negros, raça subjugada pelo avô de Thor e que todos achavam que estava destruída.


Nesta continuação, tudo é bem definido. Cada núcleo (o asgardiano e o terrestre) cumpre bem seu papel e as piadas de Loki, com suas tiradas, casam bem com as cenas de ação. Jane Foster (Natalie Portman) volta à investigar as anomalias que trouxeram Thor à Terra e vai parar na terra de Malekith, entrando em contato com o Éter, arma secreta do antagonista. Isto desencadeia a série de problemas que fazem com que Thor (Chris Hemsworth) vá atrás dela, fazendo com que ele alie-se novamente ao seu irmão Loki para salvá-la e também salvar Asgard, ameaçada pelo rei dos Elfos Negros, que quer resgatar o que foi acidentalmente tomado por Jane.

A fotografia do filme é estonteante, com cenários de Asgard que lembram muito os da trilogia "Senhor dos Anéis", cheios de detalhes e naves alienígenas caprichadas e espetaculares, como as de Malekith.
Londres desta vez é o cenário do filme, o que rende cenas hilárias, como quando Thor precisa pegar o metrô para chegar ao lugar da batalha.

Ainda sobre Loki, tenho a impressão de que é mais um exemplo onde um personagem que era para ser secundário rouba  a atenção. A maior parte dos comentários e das risadas da platéia devem-se à sua atuação, com o timming perfeito de expressões faciais, piadas e seu costumeiro ódio a Thor.

Tentando resolver o problema das anomalias físicas causadas pelo alinhamento dos reinos, o trio composto pelo Dr. Erik, Darcy e seu estagiário Ian funciona bem, com bastante non-sense envolvendo física e humor.


Pelo final do filme, o qual não contarei aqui, haverá uma continuação. O que dá para dizer é que muitas reviravoltas e surpresas acontecem na trama. Como ocorre sempre nos filmes da Marvel, não vá embora do cinema antes de acabarem os créditos finais!