Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de junho de 2018

BOATO- Brasil importa ovos de plástico da China

Matéria do G1:

Relatos e denúncias que levantam suspeitas sobre a qualidade da produção dos ovos consumidos no Brasil tomaram as redes sociais nesta segunda-feira (25). Veja o que é verdadeiro e o que é falso sobre as acusações envolvendo a adulteração do produto.

Ovo comprado no Rio foi importado da China e era de plástico?

Uma consumidora insatisfeita com a qualidade dos ovos comprados em um supermercado na cidade de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, gravou um vídeo em que reclama da textura e diz que o produto é feito de plástico. Em uma das publicações, com mais de 160 mil visualizações no Facebook, ela declara que o ovo foi importado da China. 

A consumidora, que não se identifica no vídeo, no entanto, não tinha como comprar um ovo produzido na China em um mercado pois, segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, o Brasil não importa esse produto do país asiático. Não há registro de arrecadação do item "ovos de aves" nos dados divulgados pelo órgão que registra a balança comercial entre os dois países.
É possível que a consumidora tenha citado a China ao criticar a qualidade do ovo porque já há alguns anos são publicadas informações de que indústrias chinesas usam produtos químicos para adulterar a produção desse tipo de produto.
A informação de que o ovo foi feito de plástico por conta da textura que apresenta também não é verdadeira. Segundo Roberta Ribeiro, coordenadora do laboratório da Vigilância Sanitária do Rio, não se trata de consistência plástica, e sim de um ovo velho, que vai se liquefazendo.
"Quando você vai na granja, e vê um ovo que acabou de ser posto pela galinha, ele tem as camadas muito bem definidas. A clara, próxima à gema, é chamada de clara densa, e a que fica mais afastada da gema, é a clara líquida. Com o tempo, o ovo vai envelhecendo e vai liberando água. Assim, a clara densa se une à líquida e o ovo fica mais fluido, parecendo que o ovo está aguado", diz.
A especialista explica ainda que como o ovo é poroso, com o tempo vai fazendo troca de gases com o ar ambiente e, depois que se liquefaz, a água começa a evaporar e faz com que a membrana que recobre o ovo internamente, formada por queratina, se resseque com o passar do tempo.
"Quando o ovo vai perdendo a sua densidade, com o seu conteúdo diminuindo, essa membrana resseca e fica mais próxima da gema. Isso acontece quando o produto vai ficando velho. Então parece que o ovo tenha uma consistência mais plástica."
A equipe de checagem entrou em contato com a Per'fa Alimentos, marca dos ovos citada no vídeo. Por meio de nota, a fornecedora informa que "todas as granjas que abastecem o sistema de distribuição se localizam em território nacional e são acompanhadas e auditadas pelo SIF- Serviço de Inspeção Federal - ligado ao Ministério da Agricultura e Pecuária". A empresa afirma ainda que "está tomando as medidas judiciais cabíveis para identificar os autores do vídeo e os responsáveis pela divulgação do mesmo".

Assista também:


Nenhum comentário: