Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Boato: Não existe prazo para renovar a Carteira Nacional de Habilitação

Estão espalhando a seguinte mensagem no Whatsapp e no Facebook:


"NOVAS REGRAS DO DETRAN:
- A carteira só pode ser renovada durante o prazo de, no máximo, 30 dias após o seu vencimento. Após este prazo, a carteira é cancelada automaticamente, e o condutor será obrigado a prestar todos os exames novamente: psicotécnico, legislação e de rua, igualzinho a uma pessoa que nunca tirou carteira.Tudo isto, sem se falar na multa para tirar novamente a CNH, que fica por volta de R$ 1.200,00, e leva, mais ou menos, de 2 a 3 meses."


É mentira.


Se eu não renovar a habilitação em até 30 dias, terei que refazer todo o processo?


E-mails recebidos ou links compartilhados nas redes sociais dizem que o condutor é obrigado a refazer todo o processo de habilitação caso não renove a CNH em até 30 do vencimento. Mito ou verdade?


Não, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não é cancelada. Apesar do que você leu em e-mails recebidos ou em links compartilhados pelos colegas em redes sociais, você não é obrigado a refazer todo o processo de habilitação para conduzir um automóvel caso expire o prazo de 30 dias. Além disso, a lei permite dirigir com a carteira vencida pelo mesmo período sem quaisquer problemas. No entanto, é considerada multa gravíssima (R$ 191,54 saem do seu bolso e a habilitação é apreendida) se você for pego dirigindo por aí com a CNH expirada por maior tempo.


Para renová-la é muito simples. Basta acessar o site do Detran do seu estado (caso seja um condutor de outra área da federação, o procedimento é um pouco mais complicado) e seguir o passo a passo.


Fonte.

Qualquer dúvida, existem outras reportagens no Google, refutando este boato.

Existem outros boatos circulando. Eles estão refutados aqui.



Nenhum comentário: