Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Aprenda a ler o medidor de luz da sua casa

Recentemente, houve um erro de leitura da companhia de luz que me fornece eletricidade. Constatei uma discrepância entre o valor que me foi cobrado em junho e o que o relógio de força mostrava, alguns dias após a leitura da empresa.
Questionei o valor e após isto, fizeram a cobrança correta. Algumas pessoas fazem a leitura diária, mas semanal já basta.
Como a leitura é feita por pessoas, suscetíveis à erros, uma auferição equivocada pode gerar uma cobrança absurda - e muitas pessoas acabam pagando porque não possuem o hábito de verificar o quanto estão realmente gastando de energia. Imagine quantos consumidores passam pelo mesmo problema desapercedido e pagam à companhia de luz mais do que gastaram?


Preste sempre atenção no relógio de luz da sua residência, para não lhe cobrarem um centavo a mais. O meu medidor é o de ponteiros, então é assim:


Outros modelo de medidor:




































Aproveitando, algumas dicas para economizar energia:
























































Outra dica:
Retire agora mesmo todas as lâmpadas incandecentes (que inclusive estão sendo banidas do mercado) que você usa em casa e troque-as por lâmpadas de LED. São muito mais econômicas. Custam um pouco mais caro, mas compensam bastante.


Nenhum comentário: