Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Resenha do filme "O Hobbit - A Desolação de Smaug"



Em "O Hobbit - A Desolação de Smaug", Peter Jackson mais uma vez soube contextualizar nas telas múltiplas tramas, com núcleos de ação bem definidos e dosando da melhor maneira possível as cenas de ação, humor e contemplação das belas paisagens, locadas na Nova Zelândia.

Todos os personagens na história desejam algo grandioso, em maior ou menor escala. A disputa pelo posto de grande antagonista do filme é acirrada. Temos o dragão Smaug (Benedict Cumberbatch), o Mestre da Cidade do Lago (Stephen Fry) ou Necromante (também Cumberbatch) como os que se colocam como obstáculos da trupe "do bem".
Do outro lado, Bilbo é cada vez mais influenciado pelo anel que conseguiu com Gollum, Legolas (orlando Bloom) sente ciúmes da bela elfa Tauriel (Evangeline Lilly) e os anões buscam insanamente o ouro. Gandalf (Ian McKellen) aparece menos neste filme, mas novamente tem uma participação grandiosa.


Todas as cenas de batalhas são geniais, não importa o cenário. Seja quando todos brigam na descida do rio, com elfos atirando em orcs e anões distribuindo pancadas, ou quanto são montadas  engenhosas artimanhas contra Smaug, a fluidez do filme impressiona. A cena da batalha com as aranhas gigantes também fazem o espectador prender a respiração, com a tradicional tensão do "tudo vai dar errado agora".
Por falar no Dragão, sua polidez ao conversar com Bilbo, com uma boa dose de deboche, é sensacional. Já Bilbo, o protagonista, funciona novamente bem como um grande catalizador para amarrar toda a trama, sem ser necessariamente o grande destaque ao longo do filme.



Novamente Peter Jackson e as roteiristas Phillippa Boyens e Fran Walsh adotaram uma grande liberdade poética sobre a obra de J. R. R. Tolkien, o que não é necessariamente ruim. Alguns críticos acharam exagerado estender a história por três filmes ( o terceiro e último sai em 2014), mas o resultado diverte. No final da exibição, fica a sensação de que "agora que estava ficando bom, acaba?".
Uma dica: Para quem não conhece o universo do "Senhor dos Anéis", convém assistir os três filmes, mais o primeiro da trilogia "Hobbit" antes de assistir este.



Nenhum comentário: