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domingo, 24 de outubro de 2010
Proposta de dois professores de Serra é falha e fracassada
Para educadores, proposta de José Serra não é 100% eficaz na alfabetização e é de difícil implantação nacional
José Serra (PSDB) diz que, se eleito presidente, colocará dois professores em todas as turmas de 1º ano (antiga pré-escola) das escolas públicas.
A ideia é que, enquanto o primeiro professor dá a aula, o segundo percorra a sala ajudando individualmente os alunos com mais dificuldade. Serra argumenta que assim se assegura a plena alfabetização das crianças.
No entanto, especialistas em educação veem dois problemas na promessa de José Serra
Resultado de ideia depende de relação com estagiário
Primeiro, é difícil implantar o segundo professor em todo o país. Depois, o programa por si só não é garantia de que os alunos aprenderão de fato a ler e escrever.
A implantação nas cerca de 110 mil turmas de 1º ano é pouco provável porque a grande maioria das escolas públicas de nível fundamental pertence às prefeituras. O presidente não pode obrigar os prefeitos a contratar um segundo professor.
"Cada município tem autonomia", explica Carlos Roberto Jamil Cury, ex-presidente do Conselho Nacional de Educação.
O segundo professor já está nas escolas estaduais de São Paulo e nas municipais da capital paulista, mas por decisão do governo e da prefeitura -quando Serra foi respectivamente governador (2007) e prefeito (2006).
A campanha do PSDB diz que Serra oferecerá incentivos financeiros para que as prefeituras e os Estados adotem o programa federal.
Verbas, entretanto, não garantem a adesão automática. Na saúde, por exemplo, apesar de o governo federal custear a implantação de UPAs (prontos-socorros), prefeitos e governadores rejeitam a verba -não querem programa com a marca do partido rival.
ESTAGIÁRIO
O segundo professor é, na realidade, um estudante de letras ou pedagogia -um estagiário. Em São Paulo, ele recebe uma bolsa mensal de R$ 500 e, em alguns casos, auxílio-transporte de R$ 100.
O alcance nacional prometido por Serra também é limitado pelo fato de não haver faculdade de letras ou pedagogia em todas as cidades.
Em Santa Catarina, para que cada turma do 1º ano tenha estagiário, cerca de 50% dos universitários terão que ser recrutados. No país, são necessários 15% dos alunos.
Em termos pedagógicos, a crítica é que a simples presença do estagiário não assegura a alfabetização. O aluno de letras, ao contrário do de pedagogia, geralmente não vê na faculdade lições de alfabetização, aponta a professora Stella Bertoni, da UnB.
"CIUMEIRA"
Além disso, há a possibilidade de não haver um bom relacionamento entre professor e estagiário. O professor pode sentir sua autoridade ameaçada, e o estagiário pode querer impor as técnicas de ensino da faculdade.
"Vai haver ciumeira, atrito", diz Onaide Schwartz, professora da Unesp.
Por fim, corre-se o risco de, em ausências do professor, o estagiário ser escalado para assumir a turma. "Ele não pode se responsabilizar por uma sala. Ainda é estudante", afirma Maria Regina Maluf, da PUC-SP e da USP.
Para educadores, proposta ideal seria diminuição de alunos por sala
Para educadores, a melhor promessa que um candidato à Presidência pode fazer pela alfabetização é reduzir o número de crianças por sala.
No Brasil, cada sala do ensino fundamental tem 27 alunos em média -algumas chegam a 40. Na Europa, 20.
"Não gosto dos dois professores. Você dá um dinheirinho para o universitário e ele faz o estágio na escola. É uma coisa barata", afirma Maria Regina Maluf, professora da PUC-SP e da USP.
"É mais barato que medidas primordiais como dividir as salas lotadas e formar e contratar mais professores".
João Batista Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto, concorda: turmas reduzidas vão melhor porque o docente trabalha dificuldades do aluno individualmente.
Onaide Schwartz, da Unesp, diz que os dois professores impressionam a população em geral. "Mas eu, que trabalho com alfabetização há 25 anos, acho uma promessa ridícula, absurda."
Segundo ela, a alfabetização precisa de salas com 25 alunos no máximo, professores bem formados -há docentes que nem sequer acabaram o ensino médio- e material didático adequado. "Do contrário, alunos seguirão chegando analfabetos ao fim do ensino fundamental."
Segundo levantamento do Instituto Paulo Montenegro, 24% dos adultos que estudaram entre a 5ª e a 8ª série são analfabetos funcionais (não entendem aquilo que leem).
| "Não gosto dos dois professores. Você dá um dinheirinho para o universitário e ele faz o estágio na escola. É mais barato que medidas primordiais como dividir as salas lotadas e formar e contratar mais professores"
Maria Regina Maluf - professora da PUC-SP e da USP
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