Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de março de 2015

BOATO: Mensagem sobre roubo de uniformes de agentes de combate à dengue é mentira


Está circulando em todo o território nacional um boato, que afirma que "coletes e kits de agentes de combate à dengue foram roubados, para serem usados em assaltos". Isto é mentira. A notícia falsa circula no Facebook e no Whatsapp, com variação para várias cidades.
Este boato, criado por gente sem nenhum caráter, atrapalha o combate à doença e ao mosquito, acarretando em mais casos de dengue.

Se você ler isto em qualquer meio de mensagem, desminta!

segunda-feira, 30 de março de 2015

Resenha do filme "Kingsman: Serviço secreto "

Um filme de espionagem, com toques de Tarantino e anarquia. É assim que podemos definir "Kingsman: Serviço secreto", inspirado nos quadrinhos de Mark illar e Mattew Vaughn, que por sua vez o foi criado após a dupla assistir ao filme de 007 "Cassino Royale".

A história, passada do HQ para à grande tela, acaba por ser um tributo ao agente 007, tão famoso no cinema.
O protagonista da película é Gary "Egsy" Unwin (Taron Egerton), um jovem revoltado e pobre do subúrbio londrino, que descobre a grande chance de sua vida no legado do pai, que era membro da Kingsman - uma agência secreta "particular" de espionagem.  Ele é tutelao por um "cavalheiro", Galahad (Colin Firth). Antes de entrar para a ordem, ele precisa passar por diversos testes, nos quais falha em boa parte deles, mas após um tempo, dá tudo certo.



Vários estereótipos de filmes do gêneros se misturam na película e nenhum personagem atrapalha o outro. Eu destacaria a estabanada Roxy (Sophie Cookson), colega de Gary na agência.

Cabeças explodindo, cenas épicas de luta em igrejas de fanáticos religiosos, clichês de películas de gênero - tudo está ali.

Também merece destaque a grande atuação de Samuel L. Jackson, o grande antagonista e vilão Valentine, que quer causar um apocalipse com chips de telefonia celular (!). Com roupas espalhafatosas, um sotaque hilário e seu jeito único de atuar, é um dos melhores do filme, como na cena da festa do fim do mundo ao som de boa trilha sonora dos anos 70:







Aliás, é bom ressaltar que toda a trilha sonora é muito boa, tocando até Dire Straits.Toda a trama é bem construída, com vários desfechos inesperados, o que torna um dos melhores filmes de 2015.

Sem dúvidas há espaço para várias continuações de Kingsman. O time está montado e o estilo anárquico dessa história de espionagem sem dúvidas diverte.


Trailers:



Jamais use bicarbonato de sódio ou água oxigenada para clarear os dentes


Tendo em vista que vários veículos irresponsáveis vêm recomendando isto, posto aqui a seguinte nota:



NOTA DE ESCLARECIMENTO À POPULAÇÃO

Fábio Barbosa de Souza
Mestre em Clínica Integrada
Doutor em Dentístisa
Professor da disciplina de Biossegurança da UFPE

Em virtude de recente publicação nas redes sociais sobre o uso da “água oxigenada”, o Conselho Regional de Odontologia, secção Pernambuco, vem esclarecer alguns pontos relacionados a esta publicação.
É necessário ter muito cuidado com as FÓRMULAS MILAGROSAS divulgadas atualmente, principalmente quando estas publicações apresentam erros grosseiros gramaticais e de ortografia. CUIDADO, sua saúde é preciosa!
Mais especificamente quanto à saúde da sua boca, o cirurgião dentista é o profissional habilitado para fornecer as orientações corretas, visando sempre o melhor cuidado. Neste sentido, o código de ética odontológica, documento de regula os direitos e deveres do cirurgião dentista, mostra claramente o dever deste profissional: ‘promover a saúde coletiva no desempenho de suas funções, cargos e cidadania, independentemente de exercer a profissão no setor público ou privado’. Portanto, definitivamente, o LUCRO não é o foco da atuação da Odontologia, e sim o bem social e melhoria da qualidade de vida.
ÁGUA OXIGENADA – VERDADES
Água oxigenada consiste em uma substância química denominada peróxido de hidrogênio (H2O2) caracterizada por ser um forte oxidante, empregado na desinfecção de artigos e instrumentos específicos da área de saúde. São tóxicos, irritantes à pele e aos olhos. A sua utilização sem orientação profissional pode resultar em irritação nos olhos, nariz, mucosa bucal e garganta, processos de inflamação das córneas, eritemas, erupções dérmicas e manchas na pele.
Vamos ao que disse a publicação e aos esclarecimentos:
• “Mata os germes bocais” – o emprego desta solução como coadjuvante no controle na placa bacteriana é parcial e atinge um grupo específico de bactérias. As pesquisas científicas apontam para uso de outras substâncias como sendo efetivas. E elas devem ser prescritas em casos específicos, de acordo com o grau de comprometimento de cada paciente. Apenas o cirurgião dentista poderá analisar qual será a melhor solução. Ainda assim, substâncias antissépticas têm uso limitado e não substituem a escovação e o uso do fio dental. Ou seja, utilizar a ‘água oxigenada’ pode causar uma falsa sensação de limpeza!
• “Clareia os dentes (coloque uma colher de sobremesa de água oxigenada vol. 10 e bocheche por um minuto, depois cuspa)” – Clarear os dentes deve ser um tratamento realizado sob a orientação de um cirurgião dentista. Os clareadores dentais possuem concentrações, composição e consistência específicas com uso recomendado exclusivamente pelo Cirurgião-Dentista. Receitas caseiras, como esta, podem prejudicar a sua saúde. Existem situações nas quais o procedimento clareador está contra-indicado: gravidez, lactação, predisposição ao câncer, cáries, restaurações infiltradas, problemas periodontais, fraturas, lesões cervicais não cariosas. O uso de substâncias não recomendadas para contato com os tecidos bucais podem gerar lesões gengivais, na mucosa bucal que podem ser carcinogênicas.
Procure o seu dentista para obter mais informações!
• “Tira os germes das escovas de dentes que causam gengivite e outros (mantenha a escova numa solução de água oxigenada10 vol.)” – Não existem relatos científicos que comprovem a eficácia da ‘água oxigenada’ na eliminação dos microrganismos envolvidos com a doenças gengivais presentes nas escovas de dentes após a escovação. A contaminação das escovas dentais tem sido alvo de muitos estudos sobre a melhor forma de mantê-la limpa. Porém nenhuma das pesquisas publicadas em bases científicas de impacto menciona o uso do H2O2.

• “Remove tártaro dos dentes (molhe a escova com a água oxigenada e escove normalmente, o tártaro sai aos poucos)” – O cálculo dental, também conhecido como ‘tártaro’, consiste em uma formação mineral (calcificação) que se adere ao dente e permite o acúmulo de microrganismos e consequente presença de inflamação gengival (sangramento, inchaço, dor). A remoção do cálculo é realizada mecanicamente pelo dentista em consultório. A ‘água oxigenada’ não solubiliza nem desmineraliza o cálculo. Se você tem cálculo dental, agende uma consulta com o seu dentista para que ele possa avaliar e cuidar da sua saúde.

quarta-feira, 25 de março de 2015

Passeios: São Francisco Xavier- São Paulo

Fotos de Aurelio Moraes:







A origem de São Francisco Xavier está ligada ao fato de a localidade ter sido passagem e pouso de tropeiros que vinham de Minas Gerais para comercializar seus produtos em São José dos Campos.

O Distrito foi criado oficialmente por meio da Lei Estadual nº 59, de 16 de agosto de 1.892. Por longo tempo a economia de sobrevivência foi exclusivamente agropecuária.

Situado ao norte do município, com 322 km² de área, São Francisco Xavier possui uma paisagem privilegiada, com fortes declives e grandes altitudes cuja culminância é o Pico de Selado, com 2.082 metros, de onde se avistam as cidades vizinhas, compondo um relevo harmonioso de montanhas e vales.

O Distrito de São Francisco é considerado uma Área de Proteção Ambiental Federal, por fazer parte da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul.

Em nível municipal, o Distrito é amparado pela Lei nº 4.212 de 24 de junho de 1.992, que vincula o uso e ocupação do solo ao bem estar da população e à preservação ambiental.

São Francisco Xavier agora também é APA Estadual (Área de Proteção Ambiental) pela Lei n° 11.262, de 8 de novembro de 2.002.

Raio X

O Distrito está a 720 metros de altitude e a uma distância de 54,8 km de São José dos Campos.

Ainda mantém a característica de um pequeno povoado do interior, estando perfeitamente integrado ao seu modo de vida, inclusive com a manutenção de algumas tradições tais como: o artesanato típico da região e festas religiosas que atraem um número expressivo de pessoas.

São Francisco Xavier possui várias trilhas para caminhadas e para “mountain bike”. Também há uma rampa de voo livre e vários pontos com altitudes apropriadas para praticar “paraglider”.



Conta ainda com diversos rios e córregos apropriados para a canoagem.

Fonte: Prefeitura de São José dos Campos







segunda-feira, 16 de março de 2015

Sociedade, corrupção e cidadania



Cidadania não deve ser só cantar o hino em dia de jogo ou de manifestação. É ceder o lugar para o idoso no ônibus, é ajudar o próximo, é doar sangue, é fazer um ato diário de contrição com o que fazemos e deixamos de fazer. Nossa sociedade está fazendo isto?
Não adianta protestar "contra a corrupção", de qualquer governo, se comete atos de corrupção no cotidiano. Furar fila, sonegar impostos, parar o carro em vaga de deficiente ou idoso, não dar lugar para idoso no ônibus, falsificar atestado médico, mentir na hora de receber o troco (dizendo que está faltando sem realmente estar).
Não que uma coisa justifique a outra. Mas o que a sociedade anda fazendo? A sociedade brasileira anda cometendo atos de corrupção, no cotidiano? O que acontece em qualquer governo é reflexo do que e de onde?
As pessoas andam acompanhando as sessões das Câmaras Municipais, de suas respectivas cidades?
Sabem como é gasto o dinheiro enviado pelo Governo Federal para as prefeituras?
Elas conhecem as leis? Conhecem o Portal da Transparência, do Governo Federal?

Elas sabem o que é de responsabilidade do prefeito, do governador e da presidenta?
A socidade tem conhecimento de como funcionam os Três Poderes?

A nossa sociedade está fazendo essas coisas? De longe não justifica a corrupção em qualquer governo, de qualquer partido, mas o que acontece na política é reflexo de uma sociedade- Qualquer uma.
Qualquer manifestação democraticamente e ordeira é natural em uma democracia , mas a sociedade precisa saber se cobrar e ampliar as cobranças.

quarta-feira, 11 de março de 2015

Droga e informação

 Não existe exemplo no mundo de que a liberação das drogas melhore a vida da população
Infelizmente, sou contrário à liberação da maconha e das demais drogas ilícitas e favorável ao aumento de restrições às drogas lícitas, como o álcool e o tabaco. Digo "infelizmente" pois seria muito mais fácil aceitar a liberação, se isso realmente diminuísse o número de doentes da dependência e as vítimas da violência.

A história e a ciência mostram o contrário. Não existe exemplo no mundo de que a liberação das drogas melhore a vida da população. Só piora! Drogas foram legais na maior parte do tempo da nossa civilização. Até que a humanidade compreendeu a sua relação com grandes tragédias pessoais, familiares e sociais, e passou a proibi-las.



A maconha, que para seus adeptos é leve, produz mais câncer e danos pulmonares que o tabaco, desencadeia mais psicoses incuráveis que as demais drogas juntas, além de aumentar os suicídios e ser responsável por mais acidentes fatais que o álcool. Sem falar na dependência química e déficit cognitivo permanente. Afirmo isso respaldado por 90% dos trabalhos científicos publicados.



Portanto, não é em benefício da Saúde Pública que desejam liberar a maconha. Tampouco reduziria a violência. A liberação aumentaria muito o número de casos de compulsão e do uso concomitante de outras drogas. Cresceriam os casos de latrocínios, homicídios por discussões banais, violência doméstica, assaltos e furtos, e não diminuiria o tráfico. O álcool é a maior causa de violência doméstica, justamente por ser legal. O mais grave é que os mesmos argumentos usados para a liberação da maconha, serviriam adiante para liberar as demais drogas. Além disso, seus defensores confundem, propositalmente, a omissão do governo em enfrentar o problema, com a impossibilidade de fazê-lo. Daí a falsa conclusão de que liberar é a "única solução".

escrito por Osmar Terra
Deputado federal pelo PMDB,
ex-secretário estadual de Saúde do Rio Grande do Sul

Publicado no Jornal Zero Hora 

O início da internet no Brasil - reportagens de 1996

quarta-feira, 4 de março de 2015

"A teoria de tudo" - crítica



"A Teoria de Tudo" é o filme que mostra a biografia de um dos maiores físicos de todos os tempos, Stephen Hawking. Grande cosmólogo e conhecedor de tudo o que envolve o espaço, a ciência foi a melhor forma que ele encontrou para ter liberdade, enquanto luta contra a Esclerose Lateral Amiotrófica, enfermidade neurodegenerativa.

Apesar de tudo, ele desenvolve um relacionamento com Jane Wide, que se torna "guia" do roteiro desenvolvido pelo diretor Jason Marsh. A performance de Eddie Redmayne é impecável no papel de Hawking, conseguindo emular com perfeição os problemas enfrentados pelo proeminente homem da ciência, seja para subir escadas, seja para escrever suas teses com um lápis no papel.


Em sua juventude, ele começa a sentir os efeitos da doença, tendo dificuldades para realizar tarefas simples, porém é sempre apoiado por sua amiga - que depois se torna sua esposa - e seus colegas.
A progressão da perda dos movimentos e a negação da enfermidade é mostrada com tranquilidade, sem com destaque na interpretação corporal de Redmayne - vencedor do Osca de melhor ator, em 2015.

Os momentos mais interessantes são quando, mais para a frente, ele começa a utilizar o sistema de computador da Intel que lhe devolveu a fala, com sua conhecida voz robótica e quando ele aparece  dando palestras, falando sobre o cosmos e sobre como suas pesquisas lhe deram  uma liberdade que possui uma forma única.
Passagens espinhosas da biografia do cientista são abordadas, como a dúvida se o terceiro filho do casal é realmente dele ou de um amigo da família, assim como a separação de Jane. Tempos depois, ele casou-se com Elaine Mason, mas também separou-se.



 A película possui uma fotografia simples, que reforça o foco no protagonista e a trilha sonora não chama atenção. Se cumprir a tarefa de fazer com que mais pessoas se interessem em ler os livros de Hawking  (e por conseguinte, por ciência), assim como passar uma lição de superação de dificuldades, já terá cumprido seu papel.

Trailer:

segunda-feira, 2 de março de 2015

Promulgada Emenda Constitucional que estimula avanço da ciência, tecnologia e inovação



O Congresso Nacional promulgou, no último dia 26, a Emenda Constitucional (EC) 85 de 2015, proveniente da PEC 290/2013 (PEC 12/2014, no Senado Federal), que altera e adiciona dispositivos na Constituição Federal para atualizar o tratamento das atividades de ciência, tecnologia e inovação no País.

Para o presidente do Senado Federal e do Congresso, senador Renan Calheiros, a emenda é um marco para o desenvolvimento científico nacional. Com essa emenda, o senador acredita que o Brasil deverá dar “uma arrancada” nos conhecimentos científicos.

Na sessão solene, o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Aldo Rebelo, reconheceu os esforços da comunidade científica nessa vitória. “Essa emenda constitucional é resultado do esforço e da determinação da comunidade científica, dos pesquisadores, dos professores, do empenho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), de suas lideranças, da sua presidente Helena Nader, do empenho do governo, principalmente dos meus antecessores que ocuparam o MCTI. E acima de tudo da compreensão do Congresso Nacional”.

No olhar do titular do MCTI, a ciência, tecnologia e inovação “estão associados à construção de um país próspero, a uma sociedade socialmente equilibrada e a uma democracia profunda, verdadeira e digna.”

Além do senador Renan Calheiros e do ministro Aldo Rebelo, participaram da mesa solene o vice-presidente do Senado Federal, o senador Jorge Viana, o 1º vice-presidente da Câmara dos Deputados e vice-presidente do Congresso Nacional, o deputado Waldir Maranhão, o 2º vice-presidente da Câmara dos Deputados, deputado Giacobo; e o deputado Sibá Machado. Também participaram da mesa solene a deputada Margarida Salomão, primeira signatária da PEC 290/2013, a presidente da SBPC, Helena Nader, e o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Hernan Chaimovich.

O objetivo das mudanças é estimular soluções tecnológicas para problemas enfrentados pelo setor produtivo. A emenda estabelece, como nova função do Estado, o estímulo à articulação entre os entes do setor, tanto públicos como privados, na execução das atividades de pesquisa, capacitação científica e tecnológica e inovação, promovendo, ainda, a atuação no exterior das instituições públicas.

Com a promulgação da emenda constitucional, o ministro Rebelo disse que o Congresso Nacional entrega à sociedade e ao País as atribuições, compromissos e os horizontes da ciência, tecnologia e inovação. “Esses são três grandes desafios que traduzem as exigências e os anseios do futuro do nosso País”.

Pesquisa básica

O senador Renan Calheiros lembrou do empenho do senador Aloysio Nunes Ferreira, que percebeu a necessidade de deixar explicitado que a pesquisa básica deverá receber tratamento prioritário do Estado. “Sem tal explicitação, o incentivo à pesquisa básica ficava apenas subentendido, o que poderia dar margens a interpretações equivocadas e até mesmo de descaso. A pesquisa básica é imprescindível para o fomento do desenvolvimento científico e tecnológico e deve, portanto, ser apoiada”, explicou o senador.

Vale destacar que o senador Aloysio Nunes Ferreira apresentou uma emenda de redação, devolvendo ao Art. 216, parágrafo 1º da Constituição, a palavra “básica”, motivado pela SBPC, que desde o início da tramitação da PEC na Câmara dos Deputados defendeu a explicitação da palavra no artigo em referência.

Outro ponto que o senador ressaltou, em seu pronunciamento, foi que a emenda constitucional 85 demarcou a competência para proporcionar os meios de acesso à tecnologia, pesquisa e a inovação a todos os entes federativos, União, Estados, Distrito Federal e Municípios. Dessa forma, agora em diante será possível que todos os níveis federativos firmem instrumentos de cooperação entre órgãos públicos e entidades privadas. Também caberá aos entes federativos estimular a formação e o fortalecimento da inovação nas empresas e nos demais entes públicos e privados, por meio, inclusive da criação e manutenção de parques e polos tecnológicos e de outros ambientes que promovam a inovação e atuação de inventores independentes, ajudando ainda na criação, absorção, na difusão e na transferência tecnológica.

Renan Calheiros acrescentou que esses ajustes na Constituição brasileira são importantes para que o Brasil deixe de ser tão somente um país do futuro, mas uma nação que busca, no presente, soluções para os problemas que ainda afligem a população brasileira.

Na ocasião, Calheiros saiu em defesa de recursos para ciência, tecnologia e inovação. Para ele, “é essencial que essas áreas tenham mais e novos aportes de recursos para que o Brasil possa se igualar ao desenvolvimento e avanço tecnológico de muitos países do mundo, de igual potencialidade de nosso país.”

Beatriz Bulhões, para o Jornal da Ciência