Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Transito é reaberto na marginal da Dutra, em São José dos Campos


Foi entregue nesta quinta (29) a entrega da obra a marginal da Dutra, próxima à passarela do Carrefour e o viaduto da Kanebo. A reabertura estava prevista para as 12hs, mas sofreu um pequeno atraso e foi realizada por volta das 14hs.

Os ônibus da Viação Jacareí já estão parando no ponto embaixo da passarela.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

ONG inglesa diz que 1% da população vai deter mais riqueza que os 99% restantes



A organização não governamental britânica (ONG) Oxfam informou hoje (19) que, em 2016, o patrimônio acumulado pelos mais ricos do mundo – 1% da população mundial – vai ultrapassar o dos restantes 99%. "A parte do patrimônio mundial detida por 1% dos mais ricos passou de 44% em 2009 para 48% no ano passado e vai ultrapassar os 50% no próximo ano."

A Oxfam, cuja diretora-geral, Winnie Byanyima, copresidirá o Fórum Econômico Mundial, em Davos (Suíça), exigiu "a realização, este ano, de uma cúpula mundial para reescrever as regras fiscais internacionais". O fórum será reaizado de quarta-feira (21) até sábado (24) e reunirá importanres líderes mundiais.

"A amplitude das desigualdades mundiais é vertiginosa", disse Winnie, para quem "o fosso entre as grandes fortunas e o resto da população aumenta rapidamente".

A Oxfam apelou aos Estados para que adotem um plano de luta contra as desigualdades, coibindo a evasão fiscal, com a promoção de serviços públicos gratuitos, com mais impostos sobre o capital e menos sobre o trabalho, criando salários mínimos, ou ainda por meio da criação de sistemas de proteção social para os mais pobres.

São esperados para o 45º Fórum Econômico Mundial mais de 300 chefes de Estado e de Governo e líderes políticos, incluindo a chanceler alemã, Angela Merkel, o presidente francês, François Hollande, o chefe do governo italiano, Matteo Renzi, o primeiro-ministro chinês, Li Kepiang, e o secretário de Estado norte-americano, John Kerry.

EBC

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Fotos por São José dos Campos

Fotografias tiradas com uma câmera analógica (filme) Pentax PZ 10, filme Fuji Superia 400:

Réplica da casa de Santos Dumont (a original está em Petrópolis, RJ), no parque com o mesmo nome.





Três fotos no Parque Santos Dumont


Vista do Parque Industrial, vindo do Jardim Satélite


Jardim Satélite, próximo ao shopping

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Cientistas desenvolvem chip contraceptivo que dura até 16 anos



Imagine um anticoncepcional que funciona por até 16 anos e não precisa ser tomado todos os dias. Pois a ideia está próxima da realidade, segundo uma equipe de cientistas norte-americanos. Eles criaram um chip eletrônico que, implantado sob a pele, libera doses diárias de contraceptivo.

Os implantes que existem hoje no mercado duram no máximo cinco anos. Além disso, precisam ser trocados com um procedimento que muitas vezes é doloroso. Já o chip em desenvolvimento, além durar mais, pode ser ligado e desligado por um controle remoto.

Um dos cientistas envolvidos na novidade é Robert Langer, do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Feito com titânio e ultrafino, o chip pode ser adaptado para liberar outros medicamentos e já foi testado em pacientes com osteoporose, segundo reportagem publicada no jornal britânico Daily Mail.

O hormônio utilizado nos estudos é o levonorgestrel, bastante utilizado em pílulas anticoncepcionais. A fabricante de microchips que abraçou a causa espera que o novo contraceptivo chegue ao mercado em 2018.

Novos métodos para evitar a gravidez indesejada são sempre bem-vindos, ainda mais quando se leva em conta que algumas mulheres esquecem de tomar a pílula todos os dias.

Mas é sempre bom lembrar que, assim como os implantes existentes hoje, é preciso ter certeza de que a paciente reage bem à substância, já que se trata de um método duradouro e que exige um procedimento para ser retirado. Quando uma mulher não se adapta à pílula, por exemplo, basta interromper o uso.

UOL