Pesquisar este blog

Carregando...

sábado, 2 de abril de 2011

Repostando: Carne e "semana santa"

Comer um belo bacalhau com queijo pode:um bifinho, não


Nunca entendi algumas tradições do catolicismo. À parte da crença, qual o sentido em não comer carne vermelha na Semana santa, na quarta-feira de cinzas ou na sexta-feira santa (a restrição fica à gosto do freguês)?

Em um site católico, li o seguinte:
"O jejum de carne durante a quaresma, e mais especificamente o da sexta feira da paixão, é feito como forma de penitência e em memória dos quarenta dias e quarenta noites que Nosso Senhor passou jejuando no deserto.  A Igreja só pede aos fiéis que façam o jejum na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta Feira da Paixão, na Semana Santa."

Independente das afirmações que dependem de fé, como a de que Jesus fez isto ou aquilo, não tem sentido. A maioria dos católicos deixam de comer um bife comum, mas daí capricham no peixe. Qual é a graça então, ora bolas?

Aliás, não precisa ser um dono ou uma dona-de-casa para saber que o quilo do bacalhau é bem mais caro que o quilo da carne. Se realmente acreditam na história de Jesus e quiserem fazer um sacrifício de verdade, comam um pão com uma salada bem simples, ou tomem só uma sopa. Não é sacrifício nenhum deixar de comer carne mas comer um peixe bem temperado e bem preparado.Costumes religiosas idiotas não devem determinar o que você pode ou não comer. Se você quer comer carne na semana "santa", coma.

Para mim, o mais ilógico de tudo isso é achar que um Deus todo-poderoso vai se importar com quem come carne ou não em determinado dia.Para bem da verdade, pelo que vejo a maioria das pessoas que seguem esta tradição atualmente são as mais velhas. Os católicos mais novos em geral não ligam para esta bobagem e não vão pensar no sofrimento de Cristo ao comerem um hambúrguer com batatinha no McDonald´s. Se os mais novos estiverem na casa da vovó, também vão comer o gostoso peixe sem culpa. Aliás, alguém pensa no jejum de Jesus quando come o bacalhau com queijo?
Esta é a típica tradição irracional que aos poucos vai deixada de lado.

Um comentário:

marci disse...

Na verdade,a origem da miguelagem em questao esta na idade media,quando a escassez de comida era braba e a igreja pedia aos fieis que jejuassem(enquanto isso os "religiosos" rachavam o bucho nos mosteiros)!
Eu particularmente adooooro,pois,como o baca é muito caro so como mesmo é na semana santa,qdo eu desconto o resto do ano,rsrsrssr