Pesquisar este blog

Carregando...

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Costumes religiosos sem sentido: não comer carne na "Semana santa"

Comer um belo bacalhau com queijo pode:um bifinho, não


Nunca entendi algumas tradições do catolicismo. À parte da crença, qual o sentido em não comer carne vermelha na Semana santa, na quarta-feira de cinzas ou na sexta-feira santa (a restrição fica à gosto do freguês)?

Em um site católico, li o seguinte:
"O jejum de carne durante a quaresma, e mais especificamente o da sexta feira da paixão, é feito como forma de penitência e em memória dos quarenta dias e quarenta noites que Nosso Senhor passou jejuando no deserto.  A Igreja só pede aos fiéis que façam o jejum na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta Feira da Paixão, na Semana Santa."


Independente das afirmações que dependem de fé, como a de que Jesus fez isto ou aquilo, não tem sentido. A maioria dos católicos deixam de comer um bife comum, mas daí capricham no peixe. Qual é a graça então, ora bolas?


Aliás, não precisa ser um dono ou uma dona-de-casa para saber que o quilo do bacalhau é bem mais caro que o quilo da carne. Se realmente acreditam na história de Jesus e quiserem fazer um sacrifício de verdade, comam um pão com uma salada bem simples, ou tomem só uma sopa. Não é sacrifício nenhum deixar de comer carne mas comer um peixe bem temperado e bem preparado.Costumes religiosas idiotas não devem determinar o que você pode ou não comer. Se você quer comer carne na semana "santa", coma.

Para mim, o mais ilógico de tudo isso é achar que um Deus todo-poderoso vai se importar com quem come carne ou não em determinado dia.Para bem da verdade, pelo que vejo a maioria das pessoas que seguem esta tradição atualmente são as mais velhas. Os católicos mais novos em geral não ligam para esta bobagem e não vão pensar no sofrimento de Cristo ao comerem um hambúrguer com batatinha no McDonald´s. Se os mais novos estiverem na casa da vovó, também vão comer o gostoso peixe sem culpa. Aliás, alguém pensa no jejum de Jesus quando come o bacalhau com queijo?
Esta é a típica tradição irracional que aos poucos vai sendo deixada de lado.

9 comentários:

Evelyn disse...

Olha, eu concordo com vc, se quiser fazer um sacrificio, que seja feito direito... acaba que as pessoas são mais ostentativas na sexta feira santa.

disse...

Como as demais tradições incoerentes, o jejum perde força a cada ano, esse tipo de privação deve ser pessoal e não coletivo, outra coisa ou o jejum é total, como fazem os muçulmanos durante o Ramadã, ou não deve ser feito.

Magali na escuta disse...

Eu vejo na maioria das crenças e tradições, uma tremenda ignorância... vide, por exemplo, que sob este escudo de "tradições" ainda hoje se praticam em muitos países africanos, a mutilação genital feminina... um absurdo! Isso para citar um que me veio à cabeça...

conf. messias tomaz disse...

sou cristão evangélico,e quero esclarecer um pouco sobre essa crença, o costume ou dogma de que nã se pode comer carne na tal semana santa não tem amparo nas sagradas escrituras, e sim num costume antigo desde a época de jesus,vamos lá , desde tempos muito antigos entre os judeus comer carne era significado de festividade, alegria e comemoração, por a semana santa ser a época em que lembrado o martírio do senhor jesus na cruz, dar-se a entender que é uma é acontecimento que traz grande tristeza e aflição, então como churrasco é sinônimo de festa, então não se come carne.e não tem nada a ver com o que pensa hoje, esse negócio de não comer carne e poder comer peixe (bacalhao a preço de ouro)não passa de mercantilismo e pura enganação. por que para os cristãos jenuinos a crucificação de jesus é motivo de grande alegria, comemoração e reflexão. pois é através da morte do senhor jesus na cruz,onde o preço do pecado foi pago e o homem através desse sacrificio pode se chegar a Deus e ter comunhão com ELE. portanto se vc comprender tal ato, comemore dê uma festa com bastante churrasco e coca-cola e não se esqueça de me convidar

Evelyn disse...

Eu já sabia que de biblico isso não tem nada... mas alguém sabe explicar o que se comemorava na pascóa antes de Jesus?

Quézia disse...

É vero Messias....
Sem dizer q idependente de Cristão evangélicoe e Cristão católico, a Bíblia é uma só e lá está BEMMMM claro (E naquela noite comerão a carne assada no fogo, com pães asmos; com ervas amargosas a comerão. 9 Não comereis dele nada cru, nem cozido em água, senão assado ao fogo; a cabeça com os pés e com a fressura. 10 E nada dele deixareis até pela manhã; mas o que dele ficar até pela manhã, queimareis no fogo." (Êx 12.8-10)Isso já explica tudo néh?!?
Ehhh para nossa amiga Evelyn,
A festa da páscoa tem origem numa tradição judaica, muito antes da vinda de Cristo. Era uma festa que recordava momentos significativos do povo hebreu (judeu). Inicialmente começou com a cerimônia das primícias, apresentava-se a Deus o primeiro feixe da colheita ( Lv 23, 9-14).
Outro momento significativo é a páscoa da libertação, que é a passagem do Senhor (Ex. 12,11), passagem de Deus na figura do anjo exterminador que passou, adiante, ao ver o sangue do cordeiro sobre os umbrais das portas das casas habitadas. Páscoa neste sentido significa a libertação do povo na situação de morte entre o mar vermelho e o exército inimigo. O terceiro momento era o rito da imolação do cordeiro e a atitude de comer pães ázimos que recordava o grande acontecimento da libertação no Egito e da aliança no Sinai, bem como a entrada na terra prometida.
Espero que isso esclareça suas duvidas.... Fique com Deus!
abç a tds e Feliz Páscoa!!!

barbarele disse...

Oiii
Respondendo à EVELYN
A páscoa antes de Jesus era pra
comemorar a liberdade de Israel do Egito.Por isso Jesus na santa ceia,
diz: esse é o novo pacto...
E a genuina páscoa era comemorada no dia 14 de nisan, no calendario judaíco.
Espero ter ajudado um pouco

Jornalisticamente falando... disse...

Respeito que as pessoas acreditem na existência de Jesus e em sua "divindade", mas não existe nenhuma evidência histórica a favor nem de uma coisa, nem de outra. Leiam:
http://ateusdobrasil.com.br/artigos/contradicoes/jesus-o-incomodo-silencio-da-historia/

Lucas Simeonato disse...

do que adianta fica sem come carne sendo que muitos catolicos aproveitao o feriadao e fazem aquela baita festa com bacalhau e beben cerveja, vinho, se embebedao arrumao comfusao,agora me diz.... du que adiata fica um dia santo si o resto do ano voceis desobedecem as pessoas. negao perdao ao proximo, humilhao e menosprezao aqueles q realmente prescisao de ajuda, sao soberbos, orgulhosos e so pensao em sua vontade... nao foi isso que jesus cristo ensinou aqui na terra..... vamo pensa bem e veremos q a religiao catolica ha mt manipulaçao na palavra de Deus... nao quero dizer para virem para o evangelismo mais pensar um pouco sobre isso... porque no catolicismo nunca foi pregado salmo 115... todo ano é sempre a msm coisa uma rotina criada por padres bispos e papa.... para distrair as pessoas e fazelas d bobas... na religiao evangelica ha igrejas q privatizao d mt coisa mais ha aquelas mais liberais pois o importante msm q eu percebi nessa religiao é q todo domingo eu tenho uma palavra nova.. tenho mais liberdade na leitua da biblia...... pensem em quem manipula quem